Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Parceiros institucionais auxiliam na construção de medidas de segurança e acolhimento.

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
31/01/2026 às 14h45
Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Parceiros institucionais auxiliam na construção de medidas de segurança e acolhimento

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Equipes atuam nos pontos com maior circulação de foliões
Equipes atuam nos pontos com maior circulação de foliões
Decreto institui programa contra violência, trabalho infantil e violações de direitos durante a festa.

A Prefeitura de Porto Velho instituiu o Programa Municipal “Carnaval Seguro: Proteção, Direitos e Inclusão” como política pública permanente.

A medida consta no Decreto nº 21.731, de 26 de janeiro de 2026. O foco está na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade durante o Carnaval, com ações de prevenção ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência contra mulheres, riscos à integridade física e garantia de direitos de pessoas com deficiência.

O programa funciona de forma integrada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semias) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

As equipes atuam nos pontos com maior circulação de foliões, com acolhimento, escuta e encaminhamento imediato à rede de assistência social, saúde, segurança pública e sistema de Justiça.

Durante o período carnavalesco, o atendimento ocorre em um trailer identificado e em uma van. A população também pode acionar a atividade delegada para resposta rápida em situações de risco.

Inclusão e acessibilidade

O decreto intensifica ações contra práticas de discriminação e assegura a participação de pessoas com deficiência no Carnaval, com acesso a estruturas e atendimento específico.

“É direito de todas as pessoas participarem da festa. Pessoas com mobilidade reduzida podem sim curtir o Carnaval. Com espaços acessíveis, abafadores e atendimento especializado dentro das vans e trailer, garantimos diversão e proteção para todos, combatendo o capacitismo e assegurando os direitos das pessoas com deficiência”,comentou Lidiane Silva, diretora de Inclusão, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano da Semias.

As equipes atuam de forma preventiva, com presença nos territórios onde ocorrem as festividades e com profissionais preparados para atender casos de violação de direitos.

Parceiros institucionais

O decreto também cria uma comissão interinstitucional responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento das ações. Durante o Carnaval, a comissão atua diretamente no atendimento à população por meio do trailer e da van. Integram o grupo a Semias, a Semusa, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), a Vara da Infância e Juventude de Porto Velho, a Coordenadoria da Infância, Juventude e da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), os Conselhos Tutelares e a Casa dos Conselhos.

O programa conta ainda com apoio de órgãos como Ministério Público de Rondônia (MPRO), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com atuação conjunta da rede de proteção.

Além das ações de prevenção e acolhimento, o programa prevê registro, encaminhamento e acompanhamento de todas as ocorrências de violação de direitos, com responsabilização dos envolvidos conforme a legislação em vigor.

Texto:Isaine Julie
Foto:Arquivo / Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários