Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura garante estrutura inclusiva para crianças atípicas no Curumim Folia

Espaço adaptado, abafadores de ruído, equipes especializadas e cadastro infantil fazem parte das ações de segurança para as famílias Carnaval.

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
31/01/2026 às 13h15
Prefeitura garante estrutura inclusiva para crianças atípicas no Curumim Folia
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Espaço adaptado, abafadores de ruído, equipes especializadas e cadastro infantil fazem parte das ações de segurança para as famílias Carnaval

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Estrutura estará disponível tanto no Curumim Folia quanto em outros blocos indicados no material oficial da Prefeitura
Estrutura estará disponível tanto no Curumim Folia quanto em outros blocos indicados no material oficial da Prefeitura
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), preparou uma estrutura especial para garantir que as famílias atípicas possam participar com tranquilidade do Curumim Folia, que acontece neste sábado, 1º de fevereiro, e de outros blocos familiares do Carnaval.

Pensando especialmente nas crianças atípicas, o evento contará com espaço inclusivo em frente ao palco, abafadores de ruído e uma van da Semias, com equipe técnica capacitada para auxiliar na regulação das crianças sempre que necessário. A estrutura estará disponível tanto no Curumim Folia quanto em outros blocos indicados no material oficial da Prefeitura.

Mesmo cadastro é válido para outros blocos familiares
Mesmo cadastro é válido para outros blocos familiares

De acordo com a secretária adjunta da Semias, Tércia, a iniciativa faz parte do compromisso do município com um Carnaval acessível e seguro.

“Nosso objetivo é que todas as famílias possam aproveitar a festa com tranquilidade. Pensamos em cada detalhe para acolher as crianças atípicas, oferecendo apoio, segurança e inclusão durante todo o Carnaval”, disse.

Outro importante recurso é o Cadastro Infantil da Prefeitura, que funciona por meio de um QR Code e pode ser utilizado por todas as crianças, sendo uma ferramenta fundamental para evitar que se percam durante os eventos. Após o preenchimento, o código é enviado para o e-mail da família e pode ser impresso e fixado na roupa ou em um crachá da criança. Em caso de desencontro, a equipe consegue identificar rapidamente o responsável e promover o reencontro com segurança.

O cadastro pode ser feito antecipadamente pelo link:
https://cadastroinfantil.portovelho.ro.gov.br

Prefeitura atua com o Programa Carnaval Seguro, com equipes identificadas e vans de apoio
Prefeitura atua com o Programa Carnaval Seguro, com equipes identificadas e vans de apoio
Para quem não conseguir realizar o cadastro antes, haverá atendimento no local para impressão do QR Code durante o evento.

O mesmo cadastro é válido para outros blocos familiares, como o Pirarucu do Madeira, além de eventos diurnos voltados ao público infantil.

Durante todo o período carnavalesco, a Prefeitura atua com o Programa Carnaval Seguro, com equipes identificadas e vans de apoio, voltadas à proteção da criança e do adolescente, pessoas com deficiência, combate ao trabalho infantil e enfrentamento à violência contra a mulher.

Carnaval também é cuidado, responsabilidade e inclusão.
A Prefeitura de Porto Velho segue trabalhando para que todas as crianças possam brincar com segurança e alegria.

Texto:Secom
Foto:Semias

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários