
O título de "Capital do Açaí" concedido ao município de Buritis não é apenas uma honraria legislativa, mas um reflexo de números robustos na economia real. A Dallan Açaí, principal expoente industrial do setor na região, registrou nesta semana o embarque de mais uma carreta com 30 toneladas de polpa destinada ao estado de São Paulo. Com este carregamento, a empresa atinge a marca histórica de mais de 200 toneladas de açaí enviadas para fora de Rondônia apenas nos últimos 90 dias.
O fluxo intenso de carretas saindo da planta industrial, localizada na BR-460, demonstra a capilaridade da marca. Atualmente, a Dallan está presente em praticamente todo o estado de Rondônia e avança rapidamente pelo Brasil. A presença é tão vasta que, em muitos estabelecimentos, mesmo quando o consumidor não vê a embalagem da marca, o açaí servido é a polpa produzida pela indústria de Buritis.
Fundada em 2011 pelo empreendedor Pedro Ozéias Maifrede, a Dallan Açaí diferencia-se pelo controle total da cadeia produtiva. A empresa planta, colhe, beneficia e comercializa, utilizando colheita mecanizada para garantir o padrão de qualidade exigido pelo mercado nacional e manter o compromisso com a sustentabilidade.
A produção é isenta de agrotóxicos e segue rigorosos protocolos que incluem:
Investimento constante em novas tecnologias de processamento;
Respeito ao meio ambiente e valorização dos colaboradores;
Atendimento integral aos requisitos regulamentares e de segurança alimentar.
A consolidação de Buritis como polo agroindustrial foi selada em 29 de maio de 2025, durante a 12ª Rondônia Rural Show Internacional. Na ocasião, a Assembleia Legislativa (Alero) aprovou o Projeto de Lei nº 776/2025, de autoria do deputado estadual Delegado Lucas (PP), oficializando a cidade como a "Capital do Açaí".
Segundo dados da Embrapa, o município se destaca como o maior produtor de açaí plantado em Rondônia. Além do impacto nas contas do município, a cultura do açaí fomenta eventos que já fazem parte do calendário regional, como o “Trilhão do Açaí”, que em 2025 realizou sua 4ª edição.
Com o envio dessas mais de 200 toneladas nos últimos meses, a Dallan Açaí não apenas leva o nome de Buritis para os grandes centros urbanos, mas comprova a viabilidade e a força do agronegócio sustentável da Amazônia.