
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), em parceria com outros órgãos, deflagrou nesta terça-feira a 'Operação J’Adoube', visando combater uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos estados do Amapá, Pará e Rondônia.
A ação resultou na execução de quatro mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em Porto Velho e Guajará-Mirim (RO). Este desdobramento da Operação Alfaiate, iniciada em dezembro de 2022 no Amapá, revelou uma movimentação financeira superior a R$ 100 milhões. Na ocasião, um dos membros do grupo foi detido em Laranjal do Jari, transportando 4 quilos de drogas ao chegar de Porto Velho.
O MP destaca que a origem do dinheiro movimentado pelo grupo, responsável pelo abastecimento de drogas em Macapá e Santana (AP) a partir de Rondônia, ainda não foi identificada. A operação revela uma teia complexa de atividades ilícitas que ultrapassam fronteiras estaduais, exigindo uma resposta coordenada das autoridades.