Um vídeo gravado por Fernanda, que exerce função de reciclagem no município de Buritis, viralizou na internet após ela denunciar a prefeitura e vereadores por, segundo ela, não cumprirem a legislação que protege os catadores.
No vídeo, Fernanda exibe um comunicado assinado por João Orlando, informando que a presença de pessoas naquela área estava proibida. Revoltada, ela classificou a medida como "covardia" e afirmou que levará o caso ao Ministério Público.
"Tá aqui ó... Vou mostrar pro Ministério Público a covardia que 'tá' fazendo com o catador. Esse recado é pro Valtair, e eu vou te falar, Valtair, você não tá cumprindo a lei do catador não. A lei do catador é 12.305. Se você não tá cumprindo, você tá errado", disse ela, se referindo ao prefeito Valtair Fritz (PL).
Fernanda ainda destacou a importância do trabalho dos catadores e se mostrou indignada com a falta de reconhecimento da categoria.
"E uma, nós não somos catadores de lixo não, nós somos catadores de reciclagem. Nós não somos assim catador de lixo não! Nós reciclamos, nós trabalhamos por Buritis."
A catadora também cobrou um posicionamento dos vereadores do município, criticando a ausência de apoio à classe.
"Cadê os vereadores? Pra pedir voto na minha casa foram lá, né? Agora estão todos calados, ninguém fala nada. Eu tô revoltada e já levei esse assunto no MP. Quero ver o resultado, porque esses vereadores pra ajudar a gente não ajudam não, mas pra vir aqui colocar um comunicado pra tirar o coitado do catador que trabalha dia e noite pra sustentar a família... Cadê as autoridades? Cadê os vereadores?"
Fernanda encerrou o vídeo afirmando que seu trabalho gera renda para o município e que, mesmo sem incentivo da prefeitura, contribui para a cidade sem prejudicar ninguém.
A gravação termina com um apelo para que a denúncia chegue até alguém disposto a defender a causa dos catadores de reciclagem.
Até o momento a prefeitura não se manifestou sobre o assunto.
Ver essa foto no Instagram