Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Catadora de reciclagem grava vídeo denunciando prefeitura e vereadores

Fernanda ainda destacou a importância do trabalho dos catadores e se mostrou indignada com a falta de reconhecimento da categoria.

Redação
Por: Redação
28/02/2025 às 06h17 Atualizada em 28/02/2025 às 06h42
Catadora de reciclagem grava vídeo denunciando prefeitura e vereadores
(Foto: Captura de tela)

Um vídeo gravado por Fernanda, que exerce função de reciclagem no município de Buritis, viralizou na internet após ela denunciar a prefeitura e vereadores por, segundo ela, não cumprirem a legislação que protege os catadores.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No vídeo, Fernanda exibe um comunicado assinado por João Orlando, informando que a presença de pessoas naquela área estava proibida. Revoltada, ela classificou a medida como "covardia" e afirmou que levará o caso ao Ministério Público.

"Tá aqui ó... Vou mostrar pro Ministério Público a covardia que 'tá' fazendo com o catador. Esse recado é pro Valtair, e eu vou te falar, Valtair, você não tá cumprindo a lei do catador não. A lei do catador é 12.305. Se você não tá cumprindo, você tá errado", disse ela, se referindo ao prefeito Valtair Fritz (PL).

Fernanda ainda destacou a importância do trabalho dos catadores e se mostrou indignada com a falta de reconhecimento da categoria.

Continua após a publicidade
Anúncio

"E uma, nós não somos catadores de lixo não, nós somos catadores de reciclagem. Nós não somos assim catador de lixo não! Nós reciclamos, nós trabalhamos por Buritis."

A catadora também cobrou um posicionamento dos vereadores do município, criticando a ausência de apoio à classe.

"Cadê os vereadores? Pra pedir voto na minha casa foram lá, né? Agora estão todos calados, ninguém fala nada. Eu tô revoltada e já levei esse assunto no MP. Quero ver o resultado, porque esses vereadores pra ajudar a gente não ajudam não, mas pra vir aqui colocar um comunicado pra tirar o coitado do catador que trabalha dia e noite pra sustentar a família... Cadê as autoridades? Cadê os vereadores?"

Fernanda encerrou o vídeo afirmando que seu trabalho gera renda para o município e que, mesmo sem incentivo da prefeitura, contribui para a cidade sem prejudicar ninguém.

A gravação termina com um apelo para que a denúncia chegue até alguém disposto a defender a causa dos catadores de reciclagem.

Até o momento a prefeitura não se manifestou sobre o assunto.


ASSISTA:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gazeta Buritis (@gazetaburitis)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários