
Durante a 1ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura, realizada nesta segunda-feira (02/02), o vereador Adriano Almeida (MDB) foi empossado como o novo Presidente da Casa de Leis.
A mudança ocorre após um período de instabilidade institucional que culminou na saída do Partido Liberal (PL) do comando do Legislativo.
O vereador Adriano Almeida foi o único candidato registrado para o cargo. Para garantir a legitimidade do processo, a votação ocorreu de forma aberta. O candidato obteve a maioria necessária (6 votos favoráveis e 5 abstenções), sendo declarado eleito para o período remanescente do primeiro biênio.

O que é o "período remanescente do primeiro biênio"? Juridicamente, o mandato da Mesa Diretora é dividido em dois períodos de dois anos (biênios). Como o cargo ficou vago antes do fim dos primeiros dois anos da legislatura (2025-2026), o novo presidente assume apenas para completar o tempo que restava da gestão anterior, e não para um mandato completo de dois anos a partir de agora.
A sucessão foi necessária após o afastamento e posterior renúncia do cargo pelo então presidente Ivan da Farmácia (PL). Ivan foi alvo de uma Comissão Processante (CP) que investigou a suposta utilização de um veículo oficial para fins particulares. Embora o plenário tenha decidido pela não cassação do mandato de vereador, Ivan optou por renunciar à presidência da Mesa Diretora, mantendo apenas sua cadeira no parlamento.
O vereador Aparício (PL), que exercia a vice-presidência e comandou a transição, utilizou a tribuna para agradecer aos servidores e destacar a importância da fiscalização orçamentária. Aparício enfatizou que o orçamento municipal para obras cresceu em 2026, cobrando execução por parte da Prefeitura.
"Se o executivo não fizer este ano, é porque não quer, porque dinheiro tem", afirmou o parlamentar.
Em seu discurso de posse, Adriano Almeida utilizou vestimentas brancas para simbolizar um pedido de harmonia entre os poderes.
"Vim de branco para que a população entenda que estamos aqui para trabalhar juntos. Este terno simboliza a paz que desejamos para colher frutos em 2026", declarou o novo presidente.
A nova presidência assume sob o compromisso de imprimir transparência e buscar a estabilidade política necessária para o desenvolvimento de Buritis.
Assista abaixo ao vídeo do juramento e pronunciamento oficial: