O ataque, que foi conduzido utilizando um emulador em um computador, expôs uma grande quantidade de dados sensíveis dos clientes do Nubank. Esses cibercriminosos habilidosos conseguiram contornar as medidas de segurança da empresa e acessar informações que deveriam estar protegidas.
Até o momento, o Nubank não emitiu um comunicado oficial sobre o incidente.
Além disso, os cibercriminosos parecem estar compartilhando as informações vazadas em grupos do Telegram, exibindo vídeos que mostram detalhes como CPF, RG e e-mails dos usuários afetados. Essa divulgação pública dos dados pessoais dos clientes pode potencialmente levar a atividades fraudulentas, como roubo de identidade e phishing, o que coloca os afetados em risco financeiro e de segurança.
Como medida preventiva, os clientes do Nubank devem considerar a troca imediata de senhas, habilitar a autenticação em dois fatores (2FA) em suas contas e monitorar suas transações bancárias em busca de atividades suspeitas.
O Nubank é um aplicativo muito seguro, e todos aplicativos estão sujeitos a falhas de segurança.