
Em celebração ao dia da Polícia Penal, comemorado no dia 4 de dezembro, o governo de Rondônia realiza, no próximo sábado (6), a 1ª Corrida da Polícia Penal de Rondônia, no Espaço Alternativo, em Porto Velho. O evento visa integração institucional e solidariedade por meio do esporte, reforçando o papel social dos servidores do sistema penitenciário.
A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), será aberta ao público e aos servidores, com disputas nas distâncias de 5 km e 10 km, e largada às 17h30, nas categorias adulto e kids. As inscrições estão encerradas, totalizando cerca de 500 participantes. Os participantes devem chegar ao local da largada com, pelo menos, 30 minutos de antecedência, às 17h, quando serão repassadas as instruções finais pela organização.
RETIRADA DOS KITS
A retirada dos kits ocorrerá nesta quinta-feira (4), das 13h às 19h, em uma loja de brinquedos, localizada na Avenida Carlos Gomes, nº 2.471, Bairro São Cristóvão, em Porto Velho. Para a retirada, é necessário apresentar o comprovante de inscrição e um documento com foto. O conjunto entregue ao atleta é composto por camiseta de manga curta, número de peito com chip e medalha de participação — esta última entregue exclusivamente aos corredores que concluírem o percurso portando o número de peito e o chip do evento.
PREMIAÇÃO
A premiação será distribuída entre as categorias público geral e servidor da Sejus, nas modalidades masculino e feminino, para os percursos de 5 km e 10 km, com troféus para os três primeiros colocados de cada prova. Também haverá premiação por faixa etária (até 35 anos; 36 a 45 anos; 46 a 55 anos; e 56+), contemplando os três primeiros atletas de cada grupo.

Todos os participantes que concluírem a corrida regularmente receberão medalha de finisher, não havendo entrega para quem não participar da prova. Os vencedores deverão comparecer ao pódio no momento da convocação, sob pena de perda do direito ao prêmio.
PROGRAMAÇÃO
AÇÃO SOLIDÁRIA
Além do caráter esportivo, a corrida carrega um componente social. Como parte das inscrições, servidores da Sejus arrecadaram alimentos que já foram destinados à comunidade da Vila Princesa, em Porto Velho, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade. Uma segunda fase de entregas de cestas básicas será realizada após o evento, com itens adquiridos a partir das inscrições da comunidade em geral.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa reforça o papel humano e cidadão da categoria, além da expectativa positiva para o evento. “A solidariedade demonstrada pelos servidores nesta ação evidencia o compromisso social da instituição. A 1ª Corrida da Polícia Penal de Rondônia chega para marcar uma nova fase de valorização dos servidores e de aproximação com a sociedade”, destacou.
Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Esio Mendes e Laiara Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia