Publicidade

Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
26/06/2026 às 16h05
Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026, com objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos integrantes. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco.

Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Reunião da Replag promoveu alinhamento entre órgãos estaduais para fortalecer planejamento, orçamento e execução das políticas públicas no Acre. Foto: Ascom/Seplan
Reunião da Replag promoveu alinhamento entre órgãos estaduais para fortalecer planejamento, orçamento e execução das políticas públicas no Acre. Foto: Ascom/Seplan

Em sua fala de abertura, o titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou a importância do planejamento e da responsabilidade na execução e encerramento das ações governamentais, ressaltando o papel estratégico dos servidores na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado.

Segundo o gestor, além de planejar o futuro, é fundamental acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados alcançados. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou.

A chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE), Elisangela Casas, apresentou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa consistiu em identificar, no âmbito das ações e metas já previstas no planejamento da PGE, as que contribuem diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), servindo como exemplo para que outros órgãos estaduais também incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Gestores compartilharam experiências e discutiram iniciativas voltadas ao planejamento estratégico, à captação de recursos e à sustentabilidade na administração pública. Foto: Ascom/Seplan
Gestores compartilharam experiências e discutiram iniciativas voltadas ao planejamento estratégico, à captação de recursos e à sustentabilidade na administração pública. Foto: Ascom/Seplan

O diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais, abordando os principais requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento disponíveis para os órgãos estaduais. A apresentação teve como foco a utilização da plataforma Transferegov.br, ferramenta do governo federal destinada à gestão de transferências de recursos e à formalização de convênios e instrumentos de repasse.

Encerrando o encontro, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, apresentou o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Estado do Acre. A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis.

Entre as ações previstas estão a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, a modernização de sistemas elétricos e equipamentos, a estruturação da governança energética estadual, a capacitação de servidores e o monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.

The post Governo do Acre realiza segundo encontro do ano da Rede de Planejamento appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Reprodução/Secom Acre
Acre Há 13 minutos

Governo realiza evento Diálogos Comunitários com lideranças sociais e palestra de Edu Lyra sobre transformação social

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realiza na manhã deste sábado, 27 de junho, mais uma edição do programa Des...

Foto: Reprodução/Secom Acre
Acre Há 13 minutos

Seagri capacita técnicos para utilização da Calculadora de Carbono e fortalece pecuária sustentável no Acre

Com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico e fortalecer práticas sustentáveis na produção agropecuária, o governo do Acre, por meio da Secret...

Foto: Reprodução/Secom Acre
Acre Há 58 minutos

Em formaturas do Ieptec, o governo do Acre entrega mais de 200 certificados em Rio Branco e Plácido de Castro

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) realizou duas cerimônias de formatura na noite de quinta-feira, 25, em Rio Bra...

Foto: Reprodução/Secom Acre
Acre Há 1 hora

Conheça o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFF) do Acre: Iniciativa consolida os resultados do projeto Fronteiras da Amazônia e traça estratégias para o desenvolvimento regional

No final de 2024, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), com assessoria técnica do Instituto Brasileiro de Administração Mun...

Crédito: Emanoele Daiane
Cuiabá - MT Há 1 hora

Cata-treco atende bairros da região da Morada do Ouro nesta sexta-feira

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realiza nesta sexta-feira (26) mais uma etapa da op...