A Prefeitura de Buritis, Rondônia, publicou o decreto que estabelece o novo valor da Unidade Fiscal do Município (UFM) para o exercício de 2025. O índice foi reajustado para R$ 301,05, representando um aumento de 4,02% em relação ao valor de R$ 289,41 vigente em 2024. O reajuste segue o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador oficial da inflação no Brasil.
Fique por dentro das últimas notícias e receba conteúdo exclusivo da Gazeta Buritis.
Entrar no grupo
A UFM é uma referência utilizada pelo município para calcular tributos, multas e taxas administrativas. Essa atualização anual é necessária para garantir que os valores cobrados acompanhem as variações econômicas, como a inflação, mantendo o poder de arrecadação do município.
Alguns moradores compartilharam prints do aumento espalhando desinformação, a questão é que o aumento realmente é um valor maior, mas, necessário.
O reajuste da UFM é uma medida que acompanha as regras fiscais e os índices econômicos, mas exige equilíbrio para não sobrecarregar a população. Ao mesmo tempo, a transparência e a aplicação eficiente dos recursos serão fundamentais para manter a confiança da cidade na gestão municipal.
Clique aqui para ver o documento "2.741.228_-_DECRETO.pdf"
Para mais detalhes sobre o decreto e os novos valores, a população pode acessar o portal da transparência.