Ogoverno de Rondônia realizou a 1ª Mostra do Programa de Bolsas para Capacitação e Fixação de Recursos Humanos (Cafix). O encontro aconteceu no dia 19 de setembro, quando os bolsistas do Programa apresentaram seus resultados e contribuições por meio do trabalho desenvolvido na Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero).
O Programa Cafix surgiu para frear o grande êxodo de pessoas formadas em alto nível no estado e que, por falta de oportunidades, buscavam outras regiões, além da própria necessidade da Fapero de fortalecer seus setores, modernizar e aprimorar sua estrutura institucional e aperfeiçoar suas metodologias de planejamento, execução e avaliação.
Assim, o programa busca capacitar recursos humanos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado de Rondônia, implementando bolsas para profissionais que desempenham tarefas técnico-administrativas, científicas e tecnológicas de apoio às atividades da Fapero.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença dos bolsistas é fundamental para que a Fapero execute seus programas e desempenhe a função de fomentadora da ciência, pesquisa e inovação.
A Fapero conta com o apoio dos bolsistas em diferentes setores, desde a área financeira até as diretorias técnicas. A 1ª Mostra Cafix apresentou um pouco das tarefas diárias que os bolsistas desempenham na Fundação, como a elaboração de editais, contribuições e acompanhamento de programas, desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo inovador, controle de bolsas e atividades de Recursos Humanos. Além disso, alguns bolsistas atuam nas áreas de comunicação e tecnologia da informação.
O presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, destacou a importância da Mostra Cafix para a carreira dos pesquisadores, bem como, as contribuições para o fortalecimento da CT&I em Rondônia. “O principal objetivo da mostra é desenvolver e fortalecer as habilidades em diversas áreas do conhecimento que agregam e fortalecem a pesquisa, ciência e inovação no estado.”
O evento contou com a presença dos servidores da Fapero, membros do conselho curador e alguns pesquisadores. Cada bolsista teve seu momento de fala para apresentar o trabalho, compartilhando os resultados alcançados, suas contribuições individuais e as tarefas desempenhadas no dia a dia, além de um pouco de sua trajetória pessoal. Essa troca de experiências foi de suma importância para a valorização do trabalho que desempenham, sendo um momento de exaltação da ciência, da pesquisa, e das pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento científico e tecnológico de Rondônia.
Fonte
Texto: Fapero
Fotos: Arquivo Fapero
Secom - Governo de Rondônia