Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Educação do Acre realiza seminário em comemoração aos 20 anos do CAS

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 25, no auditório da própria secretaria, o 10º Seminári...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
25/09/2025 às 14h56
Educação do Acre realiza seminário em comemoração aos 20 anos do CAS
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 25, no auditório da própria secretaria, o 10º Seminário Estadual de Educação de Surdos com o tema “CAS 20 anos – Memórias, mudanças, conquistas”. O evento é parte das comemorações do Dia Nacional do Surdo, que acontece nesta sexta-feira, dia 26.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A abertura do evento contou com a presença do secretário-adjunto de administração da SEE, Reginaldo Prattes, da chefe do Departamento de Educação Especial, Hadhianne Perez, do chefe do Departamento de Gestão, José Rego, da representante da Divisão de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, Marisa Lima, além da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Elizete Machado.

Seminário contou com a participação de professores, intérpretes de libras e estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Seminário contou com a participação de professores, intérpretes de libras e estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A chefe do Departamento de Educação Especial, Hadhianne Perez, disse se tratar de um momento especial na medida em que a educação dos surdos vem passando por um processo de transformação ao longo dos anos. “A gente introduziu a língua brasileira de sinais”, lembrou.

“Agora, a gente já discute uma escola bilíngue para surdos. Então a gente fica muito feliz em ver a mobilização das pessoas para esse evento e poder contar com o apoio da SEE para a implementação dessas políticas, porque se a gente não tivesse esse apoio, a gente não conseguiria realizar as mudanças que são necessárias”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

A professora Lindomar Araújo, chefe do CAS em Rio Branco, destacou que o seminário é um marco na educação estadual. “Temos o centro como uma referência para organização, adequação e estruturação do ensino para os estudantes surdos, pensando na inclusão, pensando na promoção da acessibilidade”, frisou.

Hadhianne Perez, chefe do Departamento de Educação Especial: “Feliz pela mobilização”. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Hadhianne Perez, chefe do Departamento de Educação Especial: “Feliz pela mobilização”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Essa edição do seminário é especial e diferenciada, porque essa celebração de duas décadas vem acompanhada de mudanças, da implementação de novas leis, da adequação de novas estruturas. E o diferencial desse ano é a participação de representante do MEC, atendendo a uma solicitação nossa”, destacou.

Atualmente, o CAS possui representação, além de Rio Branco, no município de Cruzeiro do Sul e dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. “Estamos trabalhando para ampliar a participação de representantes em Xapuri, Senador Guiomard e Bujari”, informou.

Seminário celebrou os 20 anos de existência do CAS. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Seminário celebrou os 20 anos de existência do CAS. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A representante do MEC, Marisa Lima, frisou que o surdo é um cidadão como qualquer outro e com direitos e deveres, como o de ir e vir. “E há a necessidade em acolher essas pessoas para que elas possam seguir em frente, sem barreiras, inclusive educacionais”, disse.

Abrindo oportunidades

Ao longo desses 20 anos de existência, o CAS tem aberto diversas oportunidades por meio de formação de interpretes de libras. Entre esses profissionais está Luana Nascimento, que nasceu em Cruzeiro do Sul, mas estudou no CAS de Rio Branco.

Danielli Silva é professora e aprendeu novas metodologias no CAS. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Danielli Silva é professora e aprendeu novas metodologias no CAS. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Luana é interprete de libras desde 2014, quando passou a ministrar aulas com contrato provisório, mas desde o ano passado, depois que se formou em Letras Libras na Universidade Federal do Acre (Ufac), trabalha no próprio CAS. “No CAS tive a oportunidade de aprender muito, a ter mais empatia, a ver coisas de modo diferente”, destacou.

Quem trabalha no CAS é a professora Danielli Silva, que tem 16 anos de experiência e atualmente aplica cursos. “Eu gosto muito porque, no CAS, eu aprendi novas metodologias para dar os cursos, inclusive para os ouvintes para que eles possam se comunicar com os surdos”, disse.

Há 10 anos no Juruá

Em Cruzeiro do Sul, o CAS funciona dentro do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi), que é coordenado pela professora Francinete Matias de Abreu Maia. Segundo ela, há dez anos, o CAS teve início como um centro de surdez.

Professora Francinete Maia: “Trabalhamos alinhados com o CAS de Rio Branco”. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Professora Francinete Maia: “Trabalhamos alinhados com o CAS de Rio Branco”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

No Juruá, o CAS atende fundamentalmente as escolas, realiza a formação de intérpretes, oferta cursos de libras para a comunidade, inclusive para professores da educação especial, além de oficinas nas escolas. “Além disso, ofertamos também disciplinas eletivas nas escolas de ensino integral”, afirmou.

“Em nosso município, a inclusão acontece juntamente com a interação com a comunidade surda e é nesse aspecto que a comunicação acontece. Dessa forma, trabalhamos alinhados com o CAS de Rio Branco e com o apoio do Departamento de Educação Especial”, ressaltou.

The post Educação do Acre realiza seminário em comemoração aos 20 anos do CAS appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários