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Terceiro dia de CapacitaSUAS leva conhecimento à profissionais que atuam nos locais mais distantes do estado

Com o objetivo de capacitar os profissionais de assistência social das regionais do Baixo Acre, Alto Acre e Purus, a Secretaria de Estado de Assist...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
17/09/2025 às 18h07
Terceiro dia de CapacitaSUAS leva conhecimento à profissionais que atuam nos locais mais distantes do estado
Foto: Reprodução/Secom Acre

Com o objetivo de capacitar os profissionais de assistência social das regionais do Baixo Acre, Alto Acre e Purus, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), representada pela vice-governadora e secretária Mailza Assis, em parceria com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Iepetec), deu continuidade nesta quarta-feira, 17, ao 3º dia do Programa Nacional de Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o CapacitaSUAS, na Escola Técnica de Saúde Maria Moreira.

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Participam profissionais de diversos municípios das regionais. Foto: Yasmin Sá/SEASDH
Participam profissionais de diversos municípios das regionais. Foto: Yasmin Sá/SEASDH

A capacitação é direcionada para todos os técnicos da rede de apoio que trabalham com a politica. De acordo com a diretora de Assistência Social, Simary Benevides, este é um momento de aperfeiçoamento e troca de experiências. “O CapacitaSUAS vem justamente para isso: trazer esse recorte de profissionalismo e qualificação para que esses profissionais se preparem e o atendimento chegue à ponta, que são os usuários. Esses usuários procuram os municípios e todos os equipamentos da rede SUAS”, destacou a gestora.

Diretora Simary BenevidesFoto: Carolina Torres/Secom.
Diretora Simary BenevidesFoto: Carolina Torres/Secom.

Nesta semana, estão sendo aplicados cursos de atualização sobre reordenamento da proteção social básica e especial, atualização em vigilância socioassistencial e introdução ao exercício do controle social, para mais de 100 profissionais da área.

A representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome (MDS), Jane Ferreira, esteve acompanhando a formação desde a abertura, na segunda-feira, 15. Segundo ela, quem ganha é a população: “Na verdade, quem ganha é o público, a comunidade, que precisa procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e todas as nossas unidades de referência do Suas.”

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Representante do MDS, Jane Ferreira veio acompanhar a capacitação. Foto: Carolina Torres/Secom
Representante do MDS, Jane Ferreira veio acompanhar a capacitação. Foto: Carolina Torres/Secom

Jane reforçou que vem ao estado com muito orgulho em aplicar a capacitação: “Para nós, é um orgulho muito grande e um carinho enorme vir aqui. Cada vez que a gente vai ao estado para acompanhar o Capacita, é importante porque estamos levando o que o governo federal prega: atender o próximo como humano, tocar uma outra vida como a sua própria vida, atender da forma que você gostaria de ser atendido”, destacou.

Em busca de conhecimento e superando desafios geográficos, a assistente social do CRAS, Pollyanna Firmino, veio diretamente de um dos municípios mais isolados do estado, Santa Rosa do Purus. Seu deslocamento, por meio de barco, foi motivado justamente para buscar conhecimento e melhorar os serviços na região.

Pollyanna se deslocou 2 dias de barco de Santa Rosa do Purus para receber a capacitação. Foto: Carolina Torres/Secom.
Pollyanna se deslocou 2 dias de barco de Santa Rosa do Purus para receber a capacitação. Foto: Carolina Torres/Secom.

“O nosso trabalho em Santa Rosa do Purus, é diferenciado porque nosso público-alvo são os indígenas, que representam mais de 80% da população. Então lidamos com todas as questões relacionadas às etnias, e nosso trabalho é direcionado a isso”, explicou Pollyanna.

Ela acrescenta que a renda da população gira em torno do Bolsa Família, e que essa capacitação melhora o atendimento: “Então vim buscar mais conhecimento sobre esse programa social, que é o que rege a população, porque a prefeitura não tem como oferecer emprego para todos. Não temos indústria, nem grandes oportunidades de trabalho.”

Secretária também veio do Jordão se qualificar nos serviços de assistência. Foto: Carolina Torres/Secom
Secretária também veio do Jordão se qualificar nos serviços de assistência. Foto: Carolina Torres/Secom

Vinda também de uma localidade distante, a secretária de Assistência social do município de Jordão, Maria Ivanete Lopes, ressalta que a capacitação é de grande relevância para os profissionais, pois permite que atendam melhor a população, oferecendo o suporte e o trabalho que necessitam.

“Trouxemos seis profissionais para participar desta capacitação, e nunca deixamos de participar das oportunidades que nos são oferecidas. Elas permitem que nossos profissionais levem melhorias para o município. Por isso, estar aqui é muito importante, não só para mim, mas para todos os demais profissionais. É um privilégio poder participar desse curso e desses programas”, descreveu.

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