
Em uma manhã marcada pela presença de mulheres do campo e da floresta, a vice-governadora Mailza Assis abriu mais uma edição do Juntos Pelo Acre na estrada da Transacreana, em parceria com o projeto Sementes da Resistência, para mais de 400 mulheres e familiares da comunidade, neste sábado, 29.

A escola Terezinha Miguéis ficou repleta de serviços de saúde, autocuidado e beleza, recreação infantil e registro civil. A iniciativa de levar o programa para a comunidade Vila Verde surgiu da pesquisadora e pós-doutoranda Rosana Cavalcante, que articulou com a vice-governadora a parceria para levar os serviços à comunidade.
A também titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, destaca que o resultado da pesquisa de Rosana é essencial para o desenvolvimento das comunidades acreanas.

“Sementes da resistência. É isso que nós mulheres somos — tanto nós lá na vida pública, na educação, como a Rosana, que é uma professora, uma pessoa dedicada à área da educação; como aqui as mulheres que trabalham, que desenvolvem a agricultura familiar, que cuidam das suas famílias, tirando o sustento e as riquezas da terra”, ressaltou.
Rosana Cavalcante frisa que o Juntos Pelo Acre auxilia as famílias da localidade com serviços. O objetivo do projeto é retratar a vida de mulheres que vivem da zona rural e da agrobiodiversidade.
“Essas mulheres são invisíveis aqui dentro. Imagina: 10 mil pessoas. Então o Juntos Pelo Acre vem com todos esses serviços para atender essas mulheres. Uma oportunidade para essas mulheres poderem também ter suas consultas, ter seus atendimentos aqui dentro da comunidade. O que mostra uma visão, sensibilidade da nossa vice-governadora, com respeito mas, mais que isso, entendendo que essa é uma região que precisa ter um olhar especial”, enfatizou.

Na parte de saúde, os serviços contaram com clínico geral, ginecologista, pediatria, nutricionista, oftalmologista, reumatologia, exames de imagem, testes rápidos e triagem com a enfermagem. A iniciativa busca atender as necessidades básicas da população, como atendimentos com especialistas que não estão acessíveis na localidade durante a semana.
A Santa Casa da Amazônia, parceira essencial dessa iniciativa, levou dezenas de médicos, internos e equipes capacitadas para o atendimento. O diretor de Promoção Social, Anderson Sandro Pessoa, ressalta a importância da parceria.

“A Santa Casa tem esse trabalho social também, de ir às pessoas que não têm, diariamente, como ser atendidas nas especialidades médicas. Então essa parceria é uma parceria que deu certo, que já vem de várias edições. A gente quer agradecer à nossa vice-governadora Mailza por convidar a Santa Casa a participar desses eventos sociais”, disse.
O agricultor da Vila Verde, Valmir da Silva, buscou o atendimento de oftalmologia para tratar problemas na visão que já vinham dificultando sua rotina de trabalho.
Segundo ele, as dores constantes nos olhos atrapalhavam até as atividades mais simples do dia a dia, e agora, com o atendimento, ele poderá ser encaminhado para o tratamento adequado.
“O atendimento pra mim foi bom demais, eu gostei muito. Esses dias pra trás meu olho estava doendo demais, mas doendo muito mesmo. Eu não estava podendo trabalhar direito, vivia com um pano na mão, enxugando a lágrima o tempo todo. Lavei com água de açúcar três vezes e melorei bastante”, relatou Valmir.

A ação contou também com a parceria das Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com recreação infantil e panfletagem; de Meio Ambiente (Sema), com entrega de mudas frutíferas; e de Saúde (Sesacre), com ginecologista.
Como forma de reconhecimento e agradecimento, a vice-governadora Mailza Assis foi reconhecida pelo grupo de mulheres com um kit de produtos regionais locais produzidos por elas.

A moradora da zona rural Suzyane da Costa Lima, representante das mulheres do km 80 da Transacreana, agradeceu a ação e ressaltou a importância para todas as mulheres do local.
“Para nós aqui está sendo muito importante, porque nós não temos esses atendimentos, principalmente de ginecologista. Na nossa região a gente não tem, e nós mulheres precisamos muito. Então está sendo maravilhoso, não só para mim, mas para todas as mulheres que estão aqui presentes neste momento. Quero agradecer também à nossa vice-governadora por estar aqui presente, por nos proporcionar esse evento”, finalizou.
The post Vice-governadora Mailza leva atendimentos e serviços às mulheres do campo em edição do Juntos Pelo Acre na Transacreana appeared first on Noticias do Acre .