Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Quatro cidades do Acre em áreas de risco de desastres naturais terão simulação de alertas por celular a partir do próximo sábado, 20

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou, nesta segunda-feira, 15, que quatro cidades do Acre – Rio Branco, Cruzei...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
17/09/2025 às 09h12
Quatro cidades do Acre em áreas de risco de desastres naturais terão simulação de alertas por celular a partir do próximo sábado, 20
Foto: Reprodução/Secom Acre

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou, nesta segunda-feira, 15, que quatro cidades do Acre – Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Jordão – passarão a operar o sistema Defesa Civil Alerta a partir do próximo sábado, 20. A iniciativa também será implementada em outros 24 municípios da Região Norte, ampliando a cobertura nacional do sistema, já presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Mensagens são enviadas para celulares com alertas de desastres naturais. Foto: Luís André/Secom RS
Mensagens são enviadas para celulares com alertas de desastres naturais. Foto: Luís André/Secom RS

O sistema Defesa Civil Alerta utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular, conhecida internacionalmente como Wireless Emergency Alert. Essa solução permite o envio de mensagens de texto diretamente aos celulares de pessoas que estejam em áreas com risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, além de ocorrências provocadas por ação humana.

As mensagens aparecem sobrepostas ao conteúdo acessado no aparelho e, dependendo da gravidade do alerta, são acompanhadas por um sinal sonoro semelhante ao de uma sirene.

“Esse sistema é acionado pela Defesa Civil estadual. Com base no monitoramento, ao identificarmos a possibilidade de um evento extremo, emitimos os avisos para que a população esteja ciente dos riscos na área”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

Continua após a publicidade
Anúncio

A medida atende à diretriz do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que visa nacionalizar o sistema e ampliar a proteção da população em situações de emergência. Os alertas começarão a ser emitidos nas quatro cidades acreanas a partir de meio-dia (horário local).

Receberão os alertas de demonstração, simultaneamente, os municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho, no Amapá; Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba, no Amazonas; Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí, no Pará; Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza, em Roraima; Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã, no Tocantins; e Porto Velho, Ji Paraná, Ariquemes e Vilhena, em Rondônia.

Coronel Carlos Batista é coordenador da Defesa Civil Estadual e explica que equipe foi capacitada para acionar o sistema. Foto: Jean Lopes
Coronel Carlos Batista é coordenador da Defesa Civil Estadual e explica que equipe foi capacitada para acionar o sistema. Foto: Jean Lopes

Os alertas serão enviados pelas defesas civis estaduais para as cidades selecionadas após comando do ministro Waldez, que estará no estado do Amapá. Em Brasília (DF), jornalistas poderão acompanhar o lançamento das mensagens na sala de controle virtual do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), responsável pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras estarão presentes.

“Fomos capacitados para operar o sistema. Em casos de eventos extremos, como grandes enxurradas ou vendavais iminentes, acionamos o Defesa Civil Alerta, que envia mensagens sonoras e de texto para todos os celulares conectados às redes 4G ou 5G das operadoras na área afetada”, destaca Batista.

Defesa Civil vai acionar sistema, quando for necessário alertar moradores. Foto: Defesa Civil de Rio Branco
Defesa Civil vai acionar sistema, quando for necessário alertar moradores. Foto: Defesa Civil de Rio Branco

Não é necessário realizar cadastro prévio ou tomar qualquer providência adicional para receber as notificações. Diferente dos alertas enviados por SMS, o Defesa Civil Alerta exibe a mensagem sobreposta à tela do celular, exigindo ação do usuário para ser encerrada. Em situações de alto risco, o alerta sonoro será emitido mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

“A grande vantagem desse sistema é que ele independe de cadastro. O celular receberá o alerta mesmo no silencioso, com vibração e som. É uma ferramenta essencial, já utilizada em outras regiões do país, que reforça a proteção da população”, reforça o coronel.

A Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma) já realiza o monitoramento das áreas de risco e divulga os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a nova tecnologia, esses avisos chegam diretamente à palma da mão dos moradores.

The post Quatro cidades do Acre em áreas de risco de desastres naturais terão simulação de alertas por celular a partir do próximo sábado, 20 appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários