Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Deputado Chico Guarnieri articula criação de consórcio intermunicipal de Tecnologia e Inovação em MT

Em reuniões da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação, o parlamentar discutiu com lideranças regionais do medio-norte a proposta de cooperação...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
15/09/2025 às 09h47
Deputado Chico Guarnieri articula criação de consórcio intermunicipal de Tecnologia e Inovação em MT
Foto: RONALDO MAZZA/ALMT

O deputado Chico Guarnieri articula criação de consórcio intermunicipal para fortalecer inovação em Mato Grosso, discutindo com gestores e vereadores em Barra do Bugres e Nova Olímpia.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O deputado Chico Guarnieri (PRD) deu mais um passo na articulação para fortalecer a pauta da inovação no estado. O parlamentar esteve em Barra do Bugres e Nova Olímpia, onde conduziu reuniões da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação com gestores municipais, vereadores e representantes da região, discutindo a possibilidade de criação de um consórcio intermunicipal voltado ao setor. Os encontros aconteceram, na última quinta-feira (11), pela manhã, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres, e à tarde, na Câmara Municipal de Nova Olímpia.

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Chico Guarnieri, explicou que a proposta de criar esse consórcio é para fazer com que os municípios tenham condições de investir e desenvolver a ciência e tecnologia de forma competitiva e, até mesmo, com segurança jurídica, com mais recursos.

“Em nosso estado, já contamos com experiências consolidadas de consórcios intermunicipais em diferentes áreas. Na Saúde, por exemplo, são 16 consórcios que reúnem 137 municípios. Os dados evidenciam que a cooperação regional é um instrumento eficaz para racionalizar recursos, ampliar resultados e viabilizar soluções que, de forma isolada, muitos municípios não conseguiriam alcançar”, destacou o deputado.

Nova Olímpia é um dos municípios que está nessa conta, segundo informou o prefeito Ari Cândido. O gestor endossou a proposta apresentada pelo deputado Chico Guarnieri e afirmou que é uma medida que pode trazer muitos benefícios para as cidades consorciadas.

Reunião realizada em Barra do BugresFoto: RONALDO MAZZA/ALMT
Reunião realizada em Barra do BugresFoto: RONALDO MAZZA/ALMT

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Olímpia, Patrícia Ribeiro, definiu como uma reunião fundamental, uma vez que é preciso promover o debate sobre o tema que pode ser a chave para a simplificação dos processos administrativos da Administração Pública. 

“O debate ampliado é fundamental para que as sugestões contribuam com os mecanismos que precisam avançar para otimizar o trabalho nos municípios, inclusive para priorizar recursos e consolidar os investimentos necessários”, reforçou o vereador de Nova Olímpia, Luiz Henrique Melo da Silva (PSDB).

A prefeita de Barra do Bugres, Maria Azenilda Pereira,reafirmou que o município está de portas abertas para as propostas que sejam voltadas ao desenvolvimento da cidade.

“A criação de um consórcio vai contribuir para o desenvolvimento da região”, disse o vereador Gustavo Ferreira (PRTB), de Barra do Bugres.

Chico Guarnieri explicou que o planejamento indica a visita a, pelo menos, 20 municípios da região Médio-Norte mato-grossense para debater a criação desse consórcio municipal para estimular o desenvolvimento de novas ações, assim como melhorar serviços que já existem.

“Nosso objetivo é implantar tecnologia por meio de um consórcio regional, garantindo que ela também esteja acessível aos pequenos municípios. Um exemplo é na área da segurança: iniciativas como o botão do pânico da Lei Maria da Penha, já utilizado em Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande, e que precisa que o atendimento seja ampliado. Também pensamos no transporte de cargas pesadas, com o uso de câmeras nos caminhões para acompanhamento e prevenção de roubos. A inovação tecnológica é uma realidade em todo o mundo, e a nossa intenção é assegurar que os municípios menores também tenham acesso a essas ferramentas”, reforçou Chico Guarnieri.

Reunião realizada em Nova OlímpiaFoto: Marcos Lopes
Reunião realizada em Nova OlímpiaFoto: Marcos Lopes

A primeira reunião foi em Barra do Bugres e contou com a participação da prefeita Maria Azenilda Pereira, o vice-prefeito Arthur José Pereira Franco, Danillo Ricardo Merlo Alarcão, Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Controle, além do vereador Gustavo Ferreira (PRTB) e das professoras Déborah B. Camacho e Waleska Martinazzo, do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – Renê Barbour, e o advogado Saulo Almeida Alves, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MT na cidade de Barra do Bugres. O vereador Manoel Pedro, de Porto Estrela, também esteve no encontro.

Já em Nova Olímpia, estavam o prefeito Ari Cândido, os vereadores, o 1º Secretário Luiz Henrique e Silvano Gregório (PRTB), Moreno do Esporte, além de Adelson Bacobaco (União), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ribeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Denise, José Fábio Ferreira Leite (PL).

 FPTI– Em maio deste ano, foi instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI), com uma outra reunião realizada na Casa e agora, leva para os municípios, o debate sobre o consórcio intermunicipal.  Criada para discutir, propor e apoiar leis, regulamentações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor de tecnologia e inovação em Mato Grosso, é composta também pelos deputados Beto Dois a Um (PSB), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL), Fábio Tardin (PSB), Thiago Silva (MDB) e Júlio Campos (União).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários