No mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida, várias prefeituras têm intensificado ações e mobilizações com o objetivo de promover o diálogo sobre saúde mental e oferecer acolhimento psicológico à população. Com uma série de atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo, como rodas de conversa, atendimentos gratuitos e ações educativas, as cidades reforçam seu compromisso com a saúde emocional dos cidadãos, proporcionando um ambiente de apoio e solidariedade. A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) parabeniza as prefeituras pelas iniciativas que sensibilizam a sociedade sobre a importância da valorização da vida. Confira algumas das atividades promovidas em várias regiões para fortalecer essa causa:
Água Boa
Em Água Boa, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso valorização da vida com uma ação especial: durante todo o mês de setembro será disponibilizado um serviço gratuito de acolhimento e escuta psicológica para toda a comunidade.
O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, na Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM). Além dessa ação especial, o município já conta com atendimento psicológico regular nas unidades de Estratégia Saúde da Família ESF, no setor de reabilitação, no CAPS e também no SAE/CTA, disponíveis ao longo de todo o ano.
Alta Floresta
O município deu início à programação especial do Setembro Amarelo com uma mobilização conjunta entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Secretaria de Saúde. A campanha, voltada para a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, teve seu lançamento oficial no dia 1º de setembro, reunindo profissionais da saúde e membros da comunidade em um evento de conscientização e acolhimento. Ao longo de todo o mês, a equipe do CAPS estará envolvida em diversas ações em instituições da cidade, como escolas, unidades básicas de saúde (PSFs), centros comunitários, entre outros espaços públicos.
Assessoria da Prefeitura de Alta Floresta
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando ao longo de setembro uma série de atividades em alusão à campanha Setembro Amarelo. A mobilização acontece nas Unidades Básicas de Saúde de todas as regionais do município, com foco no acolhimento, na escuta e no diálogo sobre saúde mental. Durante todo o mês, as equipes da Atenção Primária promovem rodas de conversa, oficinas terapêuticas, palestras e atendimentos individualizados, fortalecendo os vínculos comunitários e incentivando práticas de autocuidado.
Assessoria da Prefeitura de Cuiabá
Diamantino
A prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada na campanha Setembro Amarelo, que em 2025 traz o tema 'Agir salva vidas'. Para mobilizar a população, a Secretaria de Saúde preparou dois momentos especiais neste mês. No dia 10 de setembro, será realizado o Pit Stop Setembro Amarelo, em frente à Prefeitura, a partir das 16h30. Já no dia 12 de setembro, acontece a Tardezinha do CAPS I, na Praça Benedito Bruno, uma programação aberta ao público com atividades de integração e conscientização.
Juara
Durante o mês de setembro, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Juara traz à população a importância da campanha Setembro Amarelo, salientando que a iniciativa tem como objetivo abrir o diálogo sobre saúde mental, reduzir o estigma e mostrar que é possível pedir ajuda.
O CER conta atualmente com cinco psicólogas que atendem pessoas que necessitam de cuidados psicológicos, além de familiares e cuidadores. Para fortalecer a conscientização neste mês, a unidade realizará atendimentos sem a necessidade de encaminhamento médico, uma exceção em relação ao procedimento habitual.
Assessoria da Prefeitura de Juara
Matupá
A prefeitura de Matupá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma ação especial em 8 de setembro, em apoio à campanha Setembro Amarelo, com foco na valorização da vida. A atividade, que já é realizada desde janeiro, foi intensificada neste mês e envolveu servidores da sede em momentos de reflexão, integração e relaxamento, enfatizando o cuidado com a saúde mental. A campanha também será estendida às escolas e outros setores da prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde.
Assessoria da Prefeitura de Matupá
Nova Guarita
A Prefeitura de Nova Guarita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também abraça a campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. Durante todo o mês, diversas ações serão realizadas com foco no diálogo, na escuta e no cuidado, buscando orientar a população sobre a importância de pedir e oferecer ajuda. O objetivo é quebrar tabus, fortalecer redes de apoio e mostrar que a vida sempre pode ser transformada com acolhimento e solidariedade.
Poxoréu
A Secretaria Municipal de Educação de Poxoréu promoveu uma noite especial, no dia 8 de setembro, dedicada aos profissionais da rede municipal de ensino, em uma ação alusiva à campanha Setembro Amarelo. Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da saúde mental, o evento proporcionou momentos de reflexão, além de atividades de descontração e jogos interativos. O objetivo da iniciativa foi criar um espaço acolhedor e de valorização para aqueles que, diariamente, desempenham um papel fundamental na formação de crianças, adolescentes e jovens.
Assessoria da Prefeitura de Poxoréu
Santa Carmem
A prefeitura de Santa Carmem, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), está promovendo diversas atividades ao longo do mês em alusão ao Setembro Amarelo. Nesta semana, realizou uma roda de conversa no Clube dos Idosos, abordando temas como a importância das emoções, gratidão e valorização da vida. Além disso, frases motivacionais estão sendo distribuídas em órgãos públicos e o CRAS recebeu decoração temática para reforçar a conscientização. As ações seguem durante todo o mês, destacando o compromisso da gestão municipal com a saúde mental e o bem-estar da população.
São José do Rio Claro
Servidores da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de São José do Rio Claro participaram de uma atividade especial de reflexão utilizando a Roda da Vida. A ferramenta permitiu que os participantes avaliassem áreas de sua vida, identificando aspectos que precisavam de mais atenção. O exercício reforçou a importância do autocuidado e da saúde emocional, destacando que pedir ajuda é um ato de coragem. Essa prática fortalece o bem-estar pessoal e aprimora a atuação profissional, garantindo um atendimento mais acolhedor à população.
Assessoria da Prefeitura de São José do Rio Claro
Sorriso
Sorriso intensifica as ações de cuidado e amplia o acesso a serviços gratuitos de saúde mental, com acolhimento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos. Os atendimentos em saúde mental estão organizados dentro da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que integra diferentes níveis de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico ou com transtornos mentais. Como parte da programação do Setembro Amarelo, será realizada no dia 24 de setembro, a partir das 7h da manhã, uma grande mobilização de valorização à vida. A ação reforça que pedir ajuda é o primeiro passo para salvar vidas, e a rede de saúde municipal está de portas abertas para acolher quem precisa.