Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura realiza reunião estratégica para monitorar frequência de alunos do Bolsa Família

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sediou na manhã desta terça-feira (9), uma reunião estratégica com gestor...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
09/09/2025 às 18h28
Prefeitura realiza reunião estratégica para monitorar frequência de alunos do Bolsa Família
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sediou na manhã desta terça-feira (9), uma reunião estratégica com gestores e operadores de escolas da rede pública municipal e estadual. O encontro, realizado no auditório da secretaria, teve como foco o monitoramento da frequência escolar de alunos beneficiários do programa Bolsa Família, com o objetivo de combater a evasão e assegurar a permanência dos auxílios.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A reunião foi conduzida por Joelma Figueiredo e Simone Maria Lima, ambas do Núcleo de Frequência Escolar, que integra o Departamento de Gestão de Rede Escolar da secretaria. O debate ressaltou a importância da colaboração entre as escolas e o núcleo para garantir que as informações sobre a frequência dos estudantes sejam precisas e atualizadas, uma exigência para a manutenção do benefício social. O encontro também contou com a presença da auxiliar estadual do Programa Bolsa Família na educação, Margareth Lemos.

“É uma forma dessas famílias saírem dessa vulnerabilidade e, em contrapartida, vem a questão da evasão escolar, da permanência do aluno na escola. Esses programas são destinados a isso para que essas famílias saiam dessa situação”, declarou Margareth Lemos, destacando a relevância da iniciativa.

A coordenadora do Núcleo de Frequência Escolar Joelma Figueiredo, que presidiu a reunião, reforçou o papel de cada profissional no processo.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Estamos aqui para alinhar as ações e garantir que todos os gestores e operadores tenham as ferramentas necessárias para realizar o monitoramento de forma eficaz para que juntos possamos garantir, acima de tudo, o direito da criança”, afirmou Joelma, ressaltando o compromisso da equipe.

O diálogo entre os participantes enfatizou a necessidade de ações coordenadas para identificar e atuar nos casos de ausência dos estudantes, reforçando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em promover a educação e o bem-estar social das famílias de Rio Branco.

Para a gestora da Escola Infantil Ana Turan, Raquel da Costa, a comunidade escolar poderá contribuir.

“A população também poderá fazer parte da elaboração de dados de preenchimento da localização mais sólidos. Outro fator importante é a formação qualificada de todos que fazem parte da educação. Precisamos de campanhas educativas nas escolas com outros órgãos parceiros, como o MPE, o Conselho Tutelar e a Vara da Família.”

(Foto: Secom)
(Foto: Secom)
(Foto: Secom)
(Foto: Secom)
(Foto: Secom)
(Foto: Secom)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários