Hoje, 5 de setembro, é o Dia da Amazônia. Mas, na prática, qual a real importância dessa data? É para refletirmos e valorizarmos essa região tão importante para todos nós, para o Acre, o Brasil e o mundo.
Para o Acre, estado que integra a Amazônia Legal e tem 84% de sua cobertura florestal preservada, a data reforça não apenas o compromisso com a proteção da biodiversidade, mas também o papel de protagonista em ações de desenvolvimento sustentável.
Nosso estado está no coração da Amazônia, possui riquezas naturais únicas, rios grandiosos, uma biodiversidade abundante e comunidades tradicionais que mantêm uma relação de respeito com a floresta. Essa identidade amazônica molda a cultura, a economia e o modo de vida do povo acreano.
Temos nos destacado na implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, conciliando a conservação da floresta com geração de renda.
O estado é responsável por gerir nove das 22 Unidades de Conservação (UCs) existentes e tem procurado fortalecer cada vez mais o cuidado e a proteção desses tesouros da biodiversidade.
Incentivamos a produção sustentável, apoiando famílias de extrativistas e produtores rurais, com investimentos em cadeias produtivas da borracha, castanha, açaí e madeira manejada, gerando renda e, ao mesmo tempo, conservando nossas florestas.
Aquele que ama, que cuida, conserva e protege o nosso maior tesouro tem sido valorizado. O Acre é também um dos estados pioneiros no Brasil em políticas de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD+).
A Educação ambiental hoje é uma valiosa estratégia para chegar a estudantes, produtores rurais, e toda a sociedade em geral como aliada para trabalhar em ações com foco em mitigar os impactos das mudanças climáticas. Embora a união precise ser de todos, crianças e jovens têm uma atenção especial nesse trabalho, já que formam uma nova geração que precisa ser comprometida ao cuidado com o meio ambiente.
O estado tem participação ativa em eventos internacionais com presença em fóruns globais sobre clima, levando exemplos concretos para a COP30, que ocorre este ano ano na cidade de Belém (PA), como os programas de economia de baixo carbono e o modelo de gestão integrada da floresta.
É claro que precisamos seguir em frente, precisamos de mais atuação, nos aprimorar ainda mais, afinal, e quem não precisa? Mas os esforços integrados do governo do Acre, por meio de todos os entes que fazem parte da agenda ambiental, colhe, sim, frutos. Não é à toa que reduzimos significativamente os focos de queimadas no primeiro semestre deste ano em 47% e os números só melhoram, em agosto a redução foi de mais de 73%.
O Dia da Amazônia é para o Acre uma oportunidade de firmar e reafirmar o compromisso de ser um estado referência em desenvolvimento sustentável, preservando o patrimônio natural e cultural para as presentes e futuras gerações.
Ao valorizarmos a floresta em sua verdadeira essência promovendo alternativas econômicas de baixo impacto, o Acre mostra ao Brasil e ao mundo que é possível crescer de forma justa, inclusiva e sustentável, honrando o amor e o cuidado que tem pela Amazônia.
A Amazônia não é apenas uma grande extensão de floresta, mas um território que reúne vida, cultura e diversidade. Suas florestas e rios fornecem alimento, renda e conhecimento, sustentando populações que, ao longo de gerações, desenvolveram formas de convivência que aliam uso dos recursos naturais e preservação.
Os povos da região demonstram, diariamente, que é possível viver da floresta sem destruí-la. Esse modo de vida sustentável é resultado de práticas tradicionais, aliado a iniciativas que buscam valorizar a biodiversidade e garantir a conservação ambiental.
O Dia da Amazônia é realmente uma oportunidade para reconhecermos o papel fundamental dessas populações e refletirmos sobre a importância da proteção desse território. Defender a Amazônia significa, antes de tudo, proteger os povos que dela dependem e que são guardiões de um patrimônio essencial para o Brasil e para o mundo.
Janine Brasil é jornalista, chefe de Comunicação do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).
The post O Acre é a Amazônia! appeared first on Noticias do Acre .