Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Pedágios passam a cumprir lei de 2021 que permite pagamentos em Pix e crédito nas estradas de MT

Desde o dia 1º de setembro, as praças de pedágio da BR-163/364 começam a receber pagamentos de tarifa por meio de Pix e cartão de crédito

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
04/09/2025 às 12h25
Pedágios passam a cumprir lei de 2021 que permite pagamentos em Pix e crédito nas estradas de MT
Foto: Samantha dos Anjos

A Lei n.° 11.491/2021 institui a cobrança de pedágios nas rodovias estaduais de Mato Grosso com opção de pagamento por Pix e cartão de crédito, trazendo mais comodidade aos motoristas.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Em vigor desde 2021, a Lei n° 11.491/2021 , fruto de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que garante a possibilidade de pagamentos instantâneos autorizados pelo Banco Central do Brasil, pix e também cartão de crédito nas praças de pedágio em todo o estado não está sendo cumprida em todos os lugares, conforme experiência do próprio deputado deputado. Quatro anos depois da vigência da lei, - desde o dia 1º de setembro - as praças de pedágio da BR-163/364 sob responsabilidade da Nova Rota do Oeste começaram a receber pagamentos de tarifa por meio destas duas formas de pagamento.  

De acordo com a Nova Rota do Oeste, as novas modalidades estarão disponíveis em todas as cabines de cobrança da BR-163/364 no prazo de 24 meses. Em relação ao pagamento via Pix, será disponibilizado aos motoristas o wi-fi para conexão com acesso à rede NRO-Usuários, sendo que já foi contratada empresa responsável para fornecer a conectividade em 100% do trecho sob concessão. Também, é importante fazer o cadastro previamente nas bases operacionais da concessionária para agilizar o atendimento do usuário.

O parlamentar lembra que já passou por constrangimentos na estrada por não ter outra opção de pagamento, além do cartão de débito e dinheiro em espécie. “Nossa lei está em vigor desde 2021. Lembro, que no ano de 2024, em uma viagem entre Rondonópolis à Cuiabá, fiquei parado no pedágio, por falta de outras opções para efetuar o pagamento. Cobrei a aplicação da nossa lei para que os motoristas pudessem pagar os seus pedágios de forma simples e rápida. Agora, eles vão ter um acesso mais fácil e maior comodidade, como exige a lei”, declarou. 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários