Com foco na saúde e qualidade de vida, a Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário (Dasp), desenvolve um trabalho de prevenção e acompanhamento àqueles que necessitam de ajuda. As atividades vão desde orientações, ações de bem-estar, palestras, criação de espaços antiestresse, atendimentos com psicólogos, até o atendimento pós-traumático.
A Dasp fica localizada na sede do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), mas atua também com visitas em domicílio e institucionais. A chefe da Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário, Adriana Maia, falou sobre os projetos mais recentes desenvolvidos pela instituição. “Nós realizamos durante todo o ano rodas de conversa, palestras, mutirões de vacinação, testes rápidos, consultas médicas e atividades de bem-estar como massagens, aromaterapia e auriculoterapia. Além disso, os presídios ganharam as salas de descompressão, espaços que visam oferecer ao servidor um ambiente de relaxamento.”
Adriana destaca que a instalação das salas de descompressão é uma das metas do Plano Pena Justa, eixo 2: (Qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da infraestrutura) que prevê, pelo menos 40% de ambientes como estes, no sistema prisional. O Acre já fez a instalação das salas em 50% dos presídios.
Além deste trabalho preventivo, a Dasp está preparada para atuar na assistência de eventos graves. Adriana explica que, por se tratar de um assunto delicado e por respeito a quem é atendido, na maioria das vezes, o trabalho realizado pela Dasp é feito de forma discreta, como forma de não expor nem o servidor nem a família dele, mas afirma que todo apoio vem sendo dado a quem procura.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, destacou que a saúde psicológica do servidor penitenciário é uma das prioridades do governo e que, além dos programas de apoio já desenvolvidos pelo Iapen, a Instituição busca expandir os atendimentos. Já está em construção uma clínica de saúde e bem-estar, exclusiva para o servidor penitenciário, onde serão oferecido serviços de odontologia, fisioterapia, psicologia, psiquiatria, odontologia e ainda aulas pilates, além da contratação de dois psicólogos e um psiquiatra. “O projeto que foi apresentado pelo Dasp já foi aprovado e o recurso disponibilizado. Agora, estamos em fase de recebimento de materiais”, explicou o presidente.
Para Adriana, a clínica é a realização de um sonho e o resultado de um trabalho feito com muita dedicação e responsabilidade que certamente irá refletir em excelentes resultados que vão contribuir, efetivamente, com a melhoria e qualidade de vida do servidor penitenciário.
The post Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário promove o bem-estar de quem cuida do Sistema Penitenciário appeared first on Noticias do Acre .