Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Setembro começa com mutirão de limpeza na rede elétrica

O mês de setembro vai começar com faxinão na rede de distribuição de energia elétrica. Com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), da Coo...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
29/08/2025 às 12h43
Setembro começa com mutirão de limpeza na rede elétrica
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O mês de setembro vai começar com faxinão na rede de distribuição de energia elétrica.  Com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), e da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), a concessionária Energisa dará continuidade à retirada de cabos e fios que não estejam sendo utilizados ou que estejam irregularmente usando a estrutura da rede.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

De acordo com o cronograma da concessionária, a limpeza começa no dia 1.º de setembro, na Perimetral Sudoeste e deve perdurar até dia 5, seguindo pela Natalino Brescansin, Tancredo Neves, Porto Alegre e Blumenau.

No primeiro semestre deste ano, a Energisa retirou quase 300 quilômetros de fios irregulares dos serviços de telecomunicações como TV a cabo, internet e telefonia em Mato Grosso. A ação tem como objetivo garantir a segurança da população, a qualidade do fornecimento elétrico e a organização da rede aérea compartilhada.

A concessionária destaca que a responsabilidade pela manutenção desses cabos é exclusivamente das próprias operadoras de telecomunicação, conforme estabelecem as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foram mais de 17 mil pontos inspecionados e regularizados de janeiro a junho, principalmente em Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso e demais cidades. Ao todo, são mais de 17 toneladas de cabos recolhidos.

“Nossas equipes estão sempre nas ruas para deixar todos em segurança. Em um primeiro momento, notificamos as empresas de telecomunicações e, caso eles não resolvam o problema, temos um time especializado para regularizar os locais afetados”, afirmou César Seixas Salomão, engenheiro eletricista da Energisa MT e responsável pelo setor.

Os fios instalados de forma irregular pelas operadoras, ou que já estejam inoperantes, podem se soltar e causar acidentes de trânsito, além de colocar a vida dos pedestres em risco.

“Cabos abandonados ou mal posicionados representam riscos como quedas, tropeços, choques elétricos e dificuldade de acesso. Ao retirar esses cabos, estamos atuando de forma preventiva, reduzindo perigos” afirmou Elisangela Souza, Coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa MT.  

Crescimento ano a ano

De 2022 para cá, a Energisa retirou cerca de 2 mil quilômetros de fios desordenados, em aproximadamente 116 mil pontos no estado, totalizando cerca de 115 toneladas.

Ajude a denunciar

Para denunciar, basta entrar em contato com os canais de atendimento para uma equipe se deslocar e analisar o local para medidas cabíveis.  A concessionária disponibiliza os seguintes canais de atendimento

- Call Center: 0800 646 4196

- Site: www.energisa.com.br

- WhatsApp: (65)99999-7974

Para denunciar a situação ao NIF

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.

O atendimento digital já garante a catalogação dos atendimentos, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho. Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

  • Texto: Nádia Mastella | Com Juliana Bino - Energisa

    Fotos: Energisa

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários