Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitos de Mato Grosso destacam avanços e oportunidades em missão institucional à Índia

Prefeitos mato-grossenses que integram a missão institucional e empresarial à Índia destacam os resultados positivos da experiência e as perspectiv...

Redação
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
29/08/2025 às 15h15
Prefeitos de Mato Grosso destacam avanços e oportunidades em missão institucional à Índia
Crédito: Divulgação

Prefeitos mato-grossenses que integram a missão institucional e empresarial à Índia destacam os resultados positivos da experiência e as perspectivas de desenvolvimento para seus municípios. O objetivo da viagem, que segue até 1º de setembro, é conhecer soluções inovadoras em tecnologia, cidades inteligentes, além de promover parcerias estratégicas e oportunidades de cooperação bilateral. Para os gestores, a viagem representa uma oportunidade inédita de aprendizado, intercâmbio e de captação de investimentos, reforçando o compromisso em aplicar práticas bem-sucedidas que tragam crescimento econômico e melhorias para a população.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O prefeito de Serra Nova Dourada, Elson Mara, ressaltou os avanços institucionais proporcionados pela missão e manifestou suas expectativas em relação aos resultados da viagem. “Todas as reuniões aqui foram muito importantes. Agradeço à AMM e ao Governo do Estado pela iniciativa que nos permitiu conhecer diferentes formas de administração e práticas bem-sucedidas que poderão ser aplicadas em nossos municípios. Tivemos encontros estratégicos, conhecemos experiências inovadoras e sem dúvida, logo teremos os resultados dessa missão técnica inédita”, assinalou. 

O prefeito de Vera, Yago Giacomelli, destacou que a missão representa uma oportunidade de conhecer experiências inovadoras e bem-sucedidas em tecnologia voltada às cidades inteligentes. O gestor ressaltou, ainda, a importância de apresentar o potencial do município, especialmente no agronegócio. Localizada em posição estratégica no centro-norte do estado, próxima a Sorriso e Sinop, Vera vem se consolidando como polo produtivo e atrativo para novos investimentos, capazes de gerar emprego e renda. “É uma oportunidade para mostrar que Vera tem grande potencial, vocação para o agronegócio e está preparada para receber novos investimentos. Nosso objetivo é atrair empresas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o gestor, que reforçou a relevância do papel da AMM em promover missões internacionais, que permitam aos prefeitos, sobretudo de municípios menores, buscar investimentos e alternativas de desenvolvimento para suas cidades.

A delegação conta também com a participação dos prefeitos de Lambari D'Oeste, Marcelo Vieira, de Cláudia, Marcos Fernando Feldhaus, além de representantes da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT) e da Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT).

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios
Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

O grupo já esteve em Mumbai e Pune, onde conheceu empresas e instituições de referência em tecnologia e inovação. Em Mumbai, visitou uma companhia líder em 5G e IoT, reuniu-se com autoridades do estado de Maharashtra e de Navi Mumbai para tratar de energia limpa, transformação digital e inovação urbana, além de participar de um jantar de negócios com empresários locais. Em Pune, a delegação esteve no MIT Pune, discutindo cooperação acadêmica e formação tecnológica. O roteiro também incluiu reuniões na Confederação das Indústrias Indianas, com startups e rodada de negócios, e na multinacional Tech Mahindra, referência em soluções digitais, consultoria e telecomunicações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários