Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

23º Festival dos Bois-Bumbás em Miniatura consagra tradição, emoção e reconhecimento nacional

Ouvir Notícia No Dia Nacional do Folclore, Parintins realizou a 23ª edição do Festival dos Bois-Bumbás em Miniatura, evento que encerrou oficialmen...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
23/08/2025 às 11h15
23º Festival dos Bois-Bumbás em Miniatura consagra tradição, emoção e reconhecimento nacional
Foto: Arleison Cruz
Ouvir Notícia

No Dia Nacional do Folclore, Parintins realizou a 23ª edição do Festival dos Bois-Bumbás em Miniatura, evento que encerrou oficialmente a temporada bovina de 2025. Em uma noite histórica, marcada por emoção, criatividade e tradição, o Mini Garantido e o Mini Caprichoso encantaram o público na arena do anfiteatro Sila Marçal, com seus espetáculos que receberam o título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Ministério da Cultura e pelo IPHAN.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O evento foi promovido pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo do Amazonas e Governo Federal. 

O prefeito Mateus Assayag é entusiasta da cultura e destinou os recursos necessários para a realização do evento que reuniu famílias, artistas e torcedores em um espetáculo que une tradição, arte e o futuro do maior festival folclórico do mundo.
“É um festival de muita criatividade, que nasceu em fundo de quintais. É a arte que imita a arte por meio do projeto lindo desenvolvido por crianças e jovens  dos bairros Itaúna I e Dejard Vieira de Parintins. E nós temos o compromisso de incentivar essa ação que cresceu e adquiriu função social bairros mais humildes e hoje está no calendário cultural do município. Ao   mesmo tempo em que brincamos de boi, estamos preservando o patrimônio cultural de forma original e criativa”, exaltou Mateus. 

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves destacou o simbolismo desse momento: “Eu estou muito contente de poder participar mais uma vez desse festival, que é incrível. Hoje, além de ser o Dia do Folclore, foi um dia histórico porque eu entreguei o título de Patrimônio Cultural do Brasil para cada Boi. São 23 anos desse festival maravilhoso, que tira crianças e jovens da ociosidade e fortalece nossa cultura. Eles são o futuro do Garantido e do Caprichoso. Parabéns aos dois bois pelas apresentações que foram fantásticas e encantaram a todos”, comemorou. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O Mini Garantido abriu a noite de apresentações e levou à arena um espetáculo que surpreendeu pela grandiosidade. Com o tema “Marcas Vivas”, o boizinho da baixa do São José  mostrou a força dos povos originários, lenda amazônica, rituais e a homenagem a mestres da cultura parintinense. A apresentação emocionou o público pela grandiosidade artística e envolvimento das crianças que apresentaram o mini bumbá.

Para o presidente do Mini Garantido, Neff Thales, o seu boi já venceu a disputa. “Com certeza o Mini Garantido marcará com essa vitória em 2025.  Ali é a escola do Mini Garantido, onde os nossos artistas aprendem na prática. E ali eles executam obras magníficas”, disse.

Na sequência, foi a vez do Mini Caprichoso encerrar o festival em grande estilo. Com o tema “Alegria Popular”, o boizinho azul e branco do bairro Itaúna 1 apresentou um espetáculo de beleza e tradição, com performances que exaltaram a cultura popular e a essência do brincar de boi. A vibração da torcida azulada embalou a apresentação, que foi marcada pela alegria coletiva e pelo sentimento de pertencimento de quem vive o folclore desde cedo.
A proposta do tema foi voltar a ser criança e olhar o mundo com a pureza e a curiosidade que transformam caixas de papelão e sarrapilhas em bois imaginários, o lixo reciclado em alegorias. 

O presidente do Mini Caprichoso, Adriano Mourão, destacou a emoção de colocar o boi na arena. “O sentimento é de dever cumprido, de entregar um belíssimo espetáculo, uma brincadeira popular, uma alegria popular.  Nada melhor do que brincar de boi e brincar de miniatura, brincar de uma coisa que a gente criou, é mais fácil falar e mais fácil brincar”, declarou.

A Secretaria de Cultura do Município montou estrutura de palco, som e iluminação que representa a arena, numa espécie de mini Bumbódromo. A secretária municipal de Cultura, Rozenice Santos, ressaltou a relevância cultural do momento. “Hoje, de fato, se encerra a temporada bovina com as apresentações em miniatura do Mini Caprichoso e Mini Garantido, que também fazem parte do Festival Folclórico de Parintins, e que estão na sua vigésima terceira edição. Esse ano foi ainda mais especial porque a Prefeitura fez um pedido ao Ministério da Cultura e os bois-bumbás em miniatura foram titulados como Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecidos pelo IPHAN no dia do folclore”, destacou. 

Com o reconhecimento nacional, o 23º Festival dos Bois-Bumbás em Miniatura não apenas encerra a temporada folclórica de 2025, mas também reafirma o protagonismo cultural de Parintins. Mais do que uma disputa, o evento se consolida como espaço de formação artística, de preservação das tradições e de renovação do maior espetáculo folclórico da Amazônia.


Texto: Oliver Freire - SECOM
Fotos: Arleison Cruz - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários