Neste sábado (23), Sorriso se transformou na capital mato-grossense da robótica ao sediar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, está acontecendo no Ginásio de Esportes Arena Sorriso e dezenas de equipes de estudantes de várias cidades do Estado estão participando.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Alei Fernandes, o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Matterazzi, entre outros. A abertura foi marcada pela execução do Hino Nacional e do Hino de Sorriso pela Banda Guerreiros do Sol, seguida pelo juramento olímpico dos competidores.
Em seus discursos, as autoridades enfatizaram a importância de investir em tecnologia e na nova geração.
O presidente da Câmara, Rodrigo Matterazzi, destacou que o mundo caminha para a tecnologia e a inovação. "Nada mais correto do que investir em nossas crianças, que são o futuro deste país. A robótica aplicada ao resgate, tema desta competição, é algo muito próximo da nossa realidade, usado até por bombeiros em operações reais. Sorriso não está ficando para trás", afirmou.
O prefeito Alei Fernandes reforçou a visão de sua gestão de tratar a tecnologia como um instrumento de eficiência e desenvolvimento. "A maior ferramenta da sociedade moderna será a robótica. Por meio da nossa Secretaria de Educação, estamos proporcionando esta olimpíada. É por meio da educação e da tecnologia que vamos transformar e ajudar nossas gerações futuras", pontuou.
O professor Ronaldo Marcelo, representante da coordenação estadual da OBR e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), explicou a programação do dia. Serão realizadas as provas das modalidades Resgate (Nível 1 e 2) e a modalidade Artística.
Além de Sorriso, participam do evento equipes de municípios Lucas do Rio Verde, Mirassol D'Oeste, Arenápolis, Nova Xavantina, Nova Brasilândia, Araputanga, Primavera do Leste, Nova Mutum, Várzea Grande e Canabrava do Norte
A etapa estadual da OBR em Sorriso classificará os melhores times para a etapa nacional da competição, que reúne os talentos mais promissores da robótica educacional do país.