O presidente da Câmara de Sorriso, Rodrigo Matterazzi (Republicanos), acompanhado da coordenadora geral da Casa, Patrícia Galvani, esteve reunido na tarde desta sexta-feira, 22, com a secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, para discutir a participação da pasta em dois projetos que se tornaram lei municipal de iniciativa do parlamentar que serão realizados nos próximos meses.
Um deles é a Semana Pró-vida. Prevista na Lei Municipal 3672/25, a iniciativa – que acontecerá entre os dias 02 e 08 de outubro – visa a valorização e a defesa da vida desde a concepção até seu fim natural, destacando a importância da conscientização sobre os direitos do nascituro e o respeito à dignidade humana em todas as fases da vida. Também busca fomentar discussões éticas e humanizadas sobre temas sensíveis, como aborto, eutanásia e dignidade da pessoa humana.
Este ano, o evento terá a participação de secretarias municipais, entre elas a de Educação. A programação prevê ações como palestras, missa ecumênica e show artístico, entre outras.
Matterazzi explicou que as atividades de cada apoiador estão sendo definidas e pediu a participação dos alunos.
Adriana disse que irá conversar com sua equipe para definir de que forma a rede de ensino irá participar da Semana.
Programa Agro Educador – Matterazzi também discutiu com a secretária a implantação desse projeto que promete aproximar as crianças do universo do agronegócio e da produção rural.
Segundo ele, a intenção é levar estudantes da rede pública municipal para um circuito de atividades em uma fazenda modelo, com duração de quatro horas.
“Durante a visita, os alunos terão a oportunidade de conhecer de perto como funcionam diferentes setores da produção agrícola, desde o cultivo até o manejo de animais. Além da vivência prática, o projeto inclui palestras educativas e momentos de interação, em que as crianças poderão aprender sobre sustentabilidade, tecnologia no campo e a importância do agro na vida cotidiana”, destacou Matterazzi.
Segundo ele, o projeto visa estimular o interesse pelo agronegócio desde cedo, unindo teoria e prática em um ambiente de aprendizado fora da sala de aula. “Queremos despertar nas crianças a curiosidade, o respeito e o reconhecimento pela força do agro, além de mostrar que o setor que impulsiona a economia de Sorriso é cheio de oportunidades profissionais”, completou.
Segundo Matterazzi, serão realizados dois circuitos ainda este ano. Um em outubro e outro em novembro. O local ainda será definido.
A gestora adiantou que conversará com os diretores das escolas para definir as séries e o número de alunos que irão participar do projeto.