Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Câmara aprova contas do ex-prefeito Roni Irmãozinho; veja como está a situação financeira de Buritis

As contas referentes ao exercício de 2023, de responsabilidade do ex-prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho, foram aprovadas por unanimidade

Redação
Por: Redação Fonte: Gazeta Buritis
10/08/2025 às 16h14 Atualizada em 10/08/2025 às 16h27
Câmara aprova contas do ex-prefeito Roni Irmãozinho; veja como está a situação financeira de Buritis

As contas referentes ao exercício de 2023, de responsabilidade do ex-prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho, foram aprovadas por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na manhã desta sexta-feira (8). 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Entretanto, durante a sessão, o vereador Aparício (PL) afirmou que, apesar da aprovação das contas de 2023, a gestão do ex-prefeito cometeu erros que não devem se repetir. Segundo ele, parte das escolas do município apresentou aproveitamento inferior a 50%. O parlamentar ressaltou que a Câmara aguarda agora o envio das contas referentes ao exercício de 2024, que serão analisadas e poderão ser aprovadas ou rejeitadas conforme a situação apresentada

Situação atual do município

Segundo dados do orçamento de 2025, a dívida pública registrada é de R$ 7.419.032,86 já reconhecidos judicialmente como precatórios.

A gestão municipal também aponta que o valor total da dívida pode aumentar caso parte dos processos judiciais em andamento resulte em novas condenações, o que ampliaria o passivo de precatórios, obrigações de pagamento impostas ao poder público por decisão judicial definitiva.

Continua após a publicidade
Anúncio

O que são precatórios

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Poder Judiciário após condenações transitadas em julgado contra entes públicos. De acordo com o artigo 100 da Constituição Federal, esses valores devem ser incluídos obrigatoriamente no orçamento e possuem prioridade sobre despesas que não sejam de caráter obrigatório.

A Prefeitura não confirmou o número total de ações em tramitação nem a previsão exata de novos impactos orçamentários.

A Gazeta Buritis continuará acompanhando o tema e buscará esclarecimentos junto aos órgãos competentes para informar a população sobre eventuais mudanças no cenário fiscal do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários