O recente surto de sarampo ocorrido na Bolívia acendeu a luz vermelha das autoridades sanitárias brasileiras, especialmente nas regiões fronteiriças com o país andino. Na capital acreana, buscando intensificar as estratégias de combate ao sarampo, a Prefeitura de Rio Branco está disponibilizando a testagem por meio da coleta de amostras de secreções respiratórias, como swab da nasofaringe, em todas as unidades de saúde de Rio Branco.
A maior unidade de saúde do município de Rio Branco, a Policlínica Barral y Barral, é um desses locais onde a população, ao menor sintoma da doença, pode buscar atendimento médico, com atendimento ambulatorial, testagens, vacinação e outros serviços, como explicou a diretora da Policlínica, Williane Costa.
Os pacientes com os sintomas devem vir para a unidade de máscara, para evitar a contaminação, caso o resultado seja positivo”, esclareceu Williane (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Vale ressaltar que em todas as nossas unidades de saúde, URAPs, UBSs, estamos oferecendo os testes de sarampo. Os pacientes que apresentam sintomas como febre alta, coriza, exantema maculopapular (manchas avermelhadas no corpo), conjuntivite e tosse seca, podem se direcionar para a Policlínica Barral y Barral. Na recepção, já realizamos a triagem, acionamos a vigilância em saúde, a equipe de laboratório e o médico para realizar a consulta em um ambiente mais reservado. Também vale ressaltar que os pacientes com esses sintomas devem vir para a unidade de máscara, para evitar a contaminação, caso o resultado seja positivo”, esclareceu a diretora.
Continua após a publicidade
Williane Costa também ressaltou que a Policlínica Barral y Barral funciona em regime de horário corrido durante toda a semana, oferecendo serviços ambulatoriais dos mais simples aos mais complexos com vários especialistas.
Nilza Alves com a filha de 11 anos, Laura, para a atualização do esquema vacinal (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“A Policlínica Barral y Barral funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em horário ininterrupto, não fechando para o almoço. Oferecemos uma vasta gama de atendimentos, incluindo a vacina contra o sarampo, como parte da tríplice viral e dupla viral. A vacina de prevenção contra o sarampo está disponível para pessoas de 6 meses a 59 anos. Portanto, quem não está com seu quadro vacinal completo pode vir até a Policlínica, pois temos todas as vacinas, inclusive contra a gripe e outras doenças. Além disso, oferecemos consultas médicas, farmácia, laboratório, ambulatório de obstetrícia, ginecologia e atendimento especializado à saúde da mulher e da criança”, disse.
Preocupada com o possível surgimento do sarampo no Estado, além das doenças gripais comuns nesta época do ano, Nilza Alves esteve pela manhã na Policlínica Barral y Barral acompanhando sua filha, Laura Cristina Alves, de 11 anos, para a atualização do esquema vacinal.
“Eu acredito que é muito importante trazer seus filhos para tomar as vacinas. Muitas vezes a gente tem receio, com medo da ‘furadinha’, mas é apenas uma picadinha. Então, convido os pais a trazerem seus filhos para prevenir consequências muito piores que podem ser evitadas através da vacinação”, convidou a mãe Nilza Alves.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.