Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Sorriso é destaque nacional em seleção de boas práticas na Educação Integral

Sorriso foi um dos 12 municípios selecionados, no Mato Grosso, na chamada pública de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
30/07/2025 às 12h32
Sorriso é destaque nacional em seleção de boas práticas na Educação Integral
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Sorriso foi um dos 12 municípios selecionados, no Mato Grosso, na chamada pública de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). Ao todo, 714 municípios de 25 estados tiveram projetos destacados.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Em Sorriso, a proposta selecionada tem como referência a experiência da Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini, localizada no bairro União, que atende 172 alunos em tempo integral. A unidade foi a primeira do município a implantar o modelo de jornada ampliada, voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa envolveu a reestruturação do currículo com ampliação de carga horária em disciplinas como português, matemática e inglês, além da oferta de atividades como robótica, educação financeira, xadrez e teatro. A escola ocupa a 26ª posição no ranking do Programa Avalia MT, entre as 100 melhores instituições públicas do Estado.

Atualmente, a rede municipal de Sorriso atende 768 alunos em tempo integral em cinco escolas: Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, no assentamento Jonas Pinheiro e Escola Municipal Maria Tereza Paloschi na comunidade Santo Antônio do Morocó; Escola Municipal Rolf Bachmann, no bairro Pinheiros II; Escola Municipal Caravagio, localizada no Distrito de Caravagio e a Escola Geni Terezinha Forgiarini.

Continua após a publicidade
Anúncio

O modelo vem sendo construído com participação da comunidade escolar e tem como foco a inclusão, a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral das crianças. As experiências selecionadas farão parte de um mapa interativo a ser lançado em outubro. Algumas redes também terão seus projetos registrados em publicações e participarão de mostras e redes de trocas promovidas pelo MEC.

Texto: Bianca Arruda

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários