A Polícia Civil de Buritis foi oficialmente informada sobre a existência de uma nova página de fofocas nas redes sociais que tem circulado com conteúdos polêmicos envolvendo moradores da cidade.
A informação foi repassada pelo deputado estadual e também delegado de polícia, Lucas Torres, que recebeu denúncias de moradores cobrando providências diante da reativação desse tipo de perfil.
Na mesma manhã, a redação da Gazeta Buritis recebeu novas denúncias de pessoas alegando que estariam sendo extorquidas por meio de mensagens enviadas por integrantes do perfil. De acordo com os relatos, os responsáveis pela página teriam exigido informações ou respostas privadas, sob ameaça de exposição.
Além disso, uma influenciadora digital, ex-moradora de Buritis, chegou a comentar o caso nas redes sociais, reforçando a repercussão do tema entre internautas locais e de outras cidades.
A página chegou a zombar da matéria publicada pela Gazeta Buritis, ao postar em seu story um print da notícia com comentário irônico. Na sequência, o perfil anunciou que se tornaria privado, ativando uma contagem regressiva para a mudança.
A legislação brasileira prevê penalidades para quem posta, compartilha ou incentiva conteúdos ofensivos, especialmente em ambiente virtual. De acordo com o Código Penal, os crimes mais comuns neste tipo de prática são:
Injúria, calúnia e difamação (arts. 138 a 140 do Código Penal);
Constrangimento ilegal (art. 146);
Extorsão ou tentativa de extorsão (art. 158);
Falsa identidade ou criação de perfis falsos (art. 307);
Além da Lei 12.965/2014 – Marco Civil da Internet, que garante a responsabilização civil por danos causados por atos ilícitos online.
Reforçamos a orientação para não seguir, não interagir e não compartilhar esse tipo de conteúdo. A reprodução de mensagens ofensivas ou o apoio a essas páginas também pode gerar responsabilização legal.
Se você foi vítima de exposição, ameaça ou qualquer tipo de constrangimento, registre um Boletim de Ocorrência. O Boletim de Ocorrência pode ser feito presencialmente na UNISP de Buritis.