Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

PF faz buscas contra suspeito de vazar tema da redação do ENEM 2023

Suspeito de divulgar ilegalmente tema da redação é alvo de mandados de busca e apreensão

Por:
24/01/2024 às 11h32 Atualizada em 24/01/2024 às 11h45
PF faz buscas contra suspeito de vazar tema da redação do ENEM 2023
Reprodução - PF/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a operação "Limite Virtual" em Sobral, a 245 km de Fortaleza, visando desarticular um esquema de vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação resultou na execução de dois mandados de busca e apreensão contra um indivíduo suspeito de divulgar ilicitamente o tema da redação referente ao caderno rosa durante a aplicação do exame em 2023.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

De acordo com informações da Polícia Federal, indícios apontam para a disseminação não autorizada do conteúdo da prova nas redes sociais, ainda durante a realização do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) identificou a fraude e prontamente comunicou as autoridades.

A operação contou com a participação de quinze policiais federais, que atuaram na investigação do caso no interior do Ceará. O suspeito está sendo investigado por possível envolvimento em crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do Enem.

O tema da redação do Enem 2023, "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", foi comprometido pelo vazamento, levando a possíveis consequências jurídicas. Segundo a Polícia Federal, a ação de divulgar o tema da redação pode caracterizar crime de fraude em certame de interesse público, sujeitando o responsável a uma pena de até oito anos de prisão.

Continua após a publicidade
Anúncio

Denominada "Limite Virtual", a operação busca conscientizar sobre os limites éticos nas redes sociais. A Polícia Federal reforça a importância de coibir práticas ilícitas que comprometem a integridade dos processos seletivos e ressalta que a atuação rápida na identificação do vazamento demonstra o compromisso em preservar a lisura do Enem.

Esse episódio reacende a memória do vazamento de questões do Enem em 2012, quando cinco pessoas foram denunciadas em Fortaleza. Na ocasião, 14 questões foram anuladas para os estudantes vinculados à instituição que teve acesso prévio ao conteúdo da prova, evidenciando a importância de medidas rigorosas para manter a confiabilidade do exame.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários