Nesta segunda-feira, a Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, visando identificar os responsáveis pelos tumultos ocorridos em 8/1/2023, quando prédios emblemáticos, como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, foram invadidos e sofreram danos generalizados.
Coordenada pelo Supremo Tribunal Federal, a operação abrangeu 12 estados, resultando na expedição de 47 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Entre os estados envolvidos estão o Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Em Rondônia, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Cerejeiras, onde foram apreendidas sete armas registradas, uma espingarda de ar comprimido, 392 munições e duas caixas de pólvora de 1 kg cada, além de um celular. Essa ação visa rastrear os financiadores e fomentadores do ataque, que causaram danos avaliados em até R$ 40 milhões ao patrimônio público.
Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. Além disso, um mandado de prisão preventiva foi expedido na Bahia.
Mín. 22° Máx. 38°