Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Empresa que patrocina atletas e artistas é alvo da PF

Investigações da PF revelam lavagem de dinheiro, emissão ilegal de debêntures e gestão fraudulenta envolvendo renomado grupo econômico no Rio de Janeiro.

Por:
06/12/2023 às 08h34
Empresa que patrocina atletas e artistas é alvo da PF
Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (6/12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Loris, mirando a empresa Petra Gold como principal alvo. As investigações apontam para um esquema de crimes financeiros e lavagem de dinheiro que abalou as estruturas do cenário carioca.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O grupo econômico ganhou notoriedade ao emitir debêntures, títulos de dívidas que geram direito de crédito ao investidor, porém, sem a devida autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A captação de centenas de milhões de reais por meio dessa prática ilegal está no cerne das acusações.

Além disso, a organização criminosa investiu em patrocínios a eventos, museus e esportistas, e surpreendentemente adquiriu um teatro em área nobre do Rio de Janeiro. O objetivo por trás dessas aquisições seria difundir o nome do grupo, criando uma fachada que escondia suas atividades ilícitas.

Na fase de cumprimento dos mandados, os policiais federais realizaram busca e apreensão na residência do principal investigado. Simultaneamente, a 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro emitiu ordem de sequestro de bens, visando conter o avanço do esquema.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os envolvidos enfrentarão acusações graves, incluindo lavagem de dinheiro, emissão ilegal de debêntures e gestão fraudulenta de instituição financeira. As penas para esses crimes podem chegar a até 30 anos de reclusão, caso sejam condenados.

O curioso nome da Operação Loris é uma referência ao único primata venenoso, cuja aparência dócil e receptiva esconde os riscos associados ao contato com ele. Da mesma forma, a empresa Petra Gold aparentava ser um player respeitável no mercado, mas agora, com a Operação Loris, revela-se o perigo oculto por trás das transações financeiras ilícitas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Natura Há 21 horas

Natura lança Tododia Noites de Verão para a estação mais quente do ano

Com uma envolvente fragrância de Amora e Flor de Pêssego, a novidade chega para completar seu ritual de cuidados diários junto das demais linhas de Natura Tododia queridinhas de verão, Manga Rosa & Água de Coco e Acerola & Hibisco

Natura Há 21 horas

Natura e OCB unem forças para destravar políticas públicas e acelerar crédito verde para cooperativas da amazônia

Parceria estratégica usará a capilaridade da OCB para escalar metodologias de fomento e destravar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito verde

Natura Há 1 semana

Natura e Espaço Urbano inauguram sistema corporativo de logística reversa com moeda humanitária

Iniciativa acontece em Benevides, no Pará, onde as organizações já têm parceria

Natura Há 1 semana

Natura distribui amostras dos lançamentos de Ekos Andiroba e de protetor solar durante a COP 30

A distribuição do produto que tem benefício anti cansaço com Ekos Andiroba, e de proteção com Natura Solar integram a agenda da marca na capital paraense e destaca seu compromisso de 25 anos com a região amazônica

COP Há 2 semanas

COP 30 pode marcar nova era de consciência e responsabilização ambiental, afirma advogado criminalista

A realização da COP 30, em Belém, representa mais do que uma conferência climática. O evento é, nas palavras do advogado criminalista Filipe Silveira, “um convite à reeducação do olhar sobre a Amazônia, sobre o que ela simboliza e sobre o papel de quem nela vive”