Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Natura: Presente com Intenção de Xodó e o Gesto de Reconexão no Norte do Brasil

A valorização do afeto e a retomada dos encontros presenciais estão em alta na Região Norte

Raphaela Aguiar
Por: Raphaela Aguiar
18/12/2025 às 12h46
Natura: Presente com Intenção de Xodó e o Gesto de Reconexão no Norte do Brasil

Um estudo inédito sobre o ato de presentear no Brasil, realizado a pedido da Natura para a Consumoteca do antropólogo Michel Alcoforado, revelou que a valorização do afeto e a retomada dos encontros presenciais estão em alta, com a Região Norte liderando de forma intensa esse movimento. A pesquisa, que ouviu mais de 1.200 brasileiros, aponta uma tensão crescente na sociedade entre a praticidade das transferências bancárias e a necessidade de gestos de carinho. Nesse contexto, o presente físico ressurge como o "ativo de vínculo" mais valioso. A Natura responde a essa dinâmica com sua Campanha de Natal, propondo o conceito "P.I.X. Natura: Presente com Intenção de Xodó", defendendo que a escolha intencional e a dedicação de tempo são elementos cruciais para fortalecer os laços.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A importância do presente intencional é ainda mais acentuada no Norte, onde os entrevistados se sentem mais próximos e conectados (34%, acima da média nacional de 20%) e onde 63% passaram a valorizar mais os encontros presenciais. Essa dinâmica reforça a reconexão das pessoas tanto com o núcleo próximo (Amigos e Familiares) como do central (cônjuges e filhos).

Para o nortista, o presente é visto como um vetor da presença, uma forma de celebrar esses laços que estão sendo ativamente retomados. *A região é também a que mais compra presentes de última hora, onde 37% atesta essa prática, o que coloca a praticidade e a conveniência como fatores essenciais na escolha*.

42% dos consumidores nortistas valorizam fatores sustentáveis. As fragrâncias marcantes também são um forte atrativo para 36% dos presenteadores do Norte, conectando-se ao papel da perfumaria como presente universal que equilibra atenção e reciprocidade. Em nível nacional, a perfumaria se mantém como a categoria de beleza mais forte para presentear, por demonstrar carinho e atenção, liderando em escolhas para parceiros e cônjuges.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
AVON Há 2 dias

Avon marca presença como patrocinadora, pelo segundo ano consecutivo, no Natal das Pretas

Evento organizado pela influenciadora Rob Freitas, em parceria com a Avon, celebra as mulheres negras e reforça o compromisso com a equidade racial.

Natura Há 2 dias

Natura vence no TikTok Ad Awards 2025 com o case “A influência nasce de dentro”

Marca também conquista prata na categoria “Melhor trabalho com creator” com o case “TodoDia Energia – Você bem energizada TodoDia”

Natura Há 7 dias

Natura Bothânica e WAIWAI Rio apresentam peça exclusiva e limitada para o Natal 2025

Integrado aos movimentos de consolidação da Natura no território de luxo, a marca realiza parceria estratégica unindo a qualidade e a sustentabilidade de seus produtos à excelência criativa do designer brasileiro, Léo Neves

Natura Há 1 semana

Neste Natal, Natura lança campanha focada em presença e conexão e sugere um “P.I.X.”, o Presente com Intenção de Xodó

Estudo inédito revela dicotomia: enquanto o brasileiro anseia por laços carinhosos, 25% dos presentes íntimos são substituídos por transferências bancárias, que não expressam afeto ou cuidado. Achado inspirou a marca a lançar o “P.I.X. Natura – Presente com Intenção de Xodó”, ressignificando a sigla

Natura Há 1 semana

P.I.X. do afeto: pesquisa inédita revela que, para resgatar vínculos perdidos, brasileiros preferem presente escolhido a dedo à transferência bancária

Estudo encomendado pela Natura para a Consumoteca, do antropólogo Michel Alcoforado, ouviu mais de 1.200 brasileiros e comprova que presentes escolhidos com carinho são fundamentais para fortalecer conexões e gerar memórias