Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Venezuela planeja anexar essequibo e Brasil reforça fronteira com medidas drásticas: Fronteira está totalmente fechada e monitorada pelo Exército Brasileiro

Ministro da Defesa afirma que Exército Brasileiro está preparado para impedir qualquer invasão venezuelana pela Guiana

Redação
Por: Redação
05/12/2023 às 13h32
Venezuela planeja anexar essequibo e Brasil reforça fronteira com medidas drásticas: Fronteira está totalmente fechada e monitorada pelo Exército Brasileiro

O governo brasileiro está monitorando atentamente as movimentações na fronteira com a Venezuela diante dos sinais de que o país vizinho pode tentar invadir a Guiana, utilizando o território brasileiro como rota. Em entrevista à CNN nesta sexta-feira, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, enfatizou a necessidade de precaução diante dessa possibilidade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

"É como se seu vizinho quisesse invadir outra casa usando a sua. O que não podemos permitir é que a Venezuela, querendo entrar na Guiana, use nosso território. Estamos atentos. A Defesa não vai permitir que use território brasileiro para outro país entrar em briga", declarou o ministro.

A tensão aumenta devido a um referendo convocado por Nicolas Maduro, no qual os cidadãos venezuelanos serão questionados sobre o apoio à anexação da área de Essequibo, pertencente à Guiana. Uma das perguntas específicas aborda se a população autoriza o governo a utilizar "todos os meios" para retomar a área, que abrange quase dois terços do território guianense e possui reservas significativas de petróleo.

O Ministro da Defesa revelou à CNN que o Exército brasileiro aumentou as tropas na região, uma medida que já estava planejada, mas foi antecipada diante da possibilidade de aumento da tensão.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Por enquanto é um problema da diplomacia. Mas como a fronteira é nossa responsabilidade, estamos atentos e antecipamos um reforço de tropas que já faríamos", destacou José Múcio Monteiro.

Em uma atitude drástica para evitar qualquer escalada, o governo brasileiro autorizou o Exército a adotar medidas extremas.

"Estão à disposição todas as tropas do exército que utilizarão todos os meios. Além de estarem autorizadas a abrir fogo, se algum soldado venezuelano tentar sequer passar um dedo da fronteira"

Para buscar uma solução pacífica e evitar confrontos diretos, o Itamaraty está trabalhando ativamente com o apoio do Palácio do Planalto. O Brasil espera resolver a situação diplomaticamente, mas está preparado para proteger sua soberania e impedir qualquer ameaça à integridade territorial.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Natura Há 21 horas

Natura lança Tododia Noites de Verão para a estação mais quente do ano

Com uma envolvente fragrância de Amora e Flor de Pêssego, a novidade chega para completar seu ritual de cuidados diários junto das demais linhas de Natura Tododia queridinhas de verão, Manga Rosa & Água de Coco e Acerola & Hibisco

Natura Há 21 horas

Natura e OCB unem forças para destravar políticas públicas e acelerar crédito verde para cooperativas da amazônia

Parceria estratégica usará a capilaridade da OCB para escalar metodologias de fomento e destravar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito verde

Natura Há 1 semana

Natura e Espaço Urbano inauguram sistema corporativo de logística reversa com moeda humanitária

Iniciativa acontece em Benevides, no Pará, onde as organizações já têm parceria

Natura Há 1 semana

Natura distribui amostras dos lançamentos de Ekos Andiroba e de protetor solar durante a COP 30

A distribuição do produto que tem benefício anti cansaço com Ekos Andiroba, e de proteção com Natura Solar integram a agenda da marca na capital paraense e destaca seu compromisso de 25 anos com a região amazônica

COP Há 2 semanas

COP 30 pode marcar nova era de consciência e responsabilização ambiental, afirma advogado criminalista

A realização da COP 30, em Belém, representa mais do que uma conferência climática. O evento é, nas palavras do advogado criminalista Filipe Silveira, “um convite à reeducação do olhar sobre a Amazônia, sobre o que ela simboliza e sobre o papel de quem nela vive”