Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Idosos podem garantir meia passagem ou viajar gratuitamente em viagens interestaduais

Benefício permite que idosos com 60 anos ou mais garantam meia passagem ou viajem gratuitamente em ônibus, trens e barcos.

Por:
05/12/2023 às 12h25
Idosos podem garantir meia passagem ou viajar gratuitamente em viagens interestaduais
Reprodução - Ana Flávia Venâncio

Em Porto Velho, idosos com 60 anos ou mais podem usufruir de benefícios especiais em suas viagens interestaduais por meio da Carteira da Pessoa Idosa. Emitida para aqueles inscritos no Cadastro Único dos programas sociais (CadÚnico), o documento possibilita a obtenção de até quatro vagas nos transportes, sendo duas com desconto de 50% e outras duas totalmente gratuitas.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para adquirir a carteira, o idoso ou seu representante familiar deve apresentar documentos pessoais (RG e CPF), comprovantes de residência e de renda, caso possua. A renovação do documento é necessária a cada dois anos, exceto para aqueles com mais de 65 anos, que apenas precisam apresentar comprovante de renda para garantir os benefícios.

Vitor Nascimento, gerente do CadÚnico, destaca que foram emitidas 3.040 carteiras em Porto Velho no último ano. Ele explica que a reserva antecipada é crucial para garantir a gratuidade, enquanto viagens de última hora garantem um desconto de 50%. Idosos com 65 anos ou mais, amparados por lei federal, podem utilizar o comprovante de renda para obter descontos ou gratuidade diretamente nos terminais de transporte.

Continua após a publicidade
Anúncio

A solicitação da carteira pode ser realizada por familiares, caso o idoso não possa comparecer ao CadÚnico. A entrega é imediata para cadastrados, enquanto o prazo para novos cadastros varia de 45 a 50 dias. O processo pode ser realizado na rua Quintino Bocaiúva, número 1424, bairro Olaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Informações: Prefeitura de Porto Velho - Taís Botelho

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COP 30 Há 4 semanas

Natura é destaque no Top of Mind e reafirma liderança em sustentabilidade às vésperas da COP30

Reconhecida pela população por seu compromisso com o meio ambiente, premiação reforça trajetória consistente da companhia em inovação e impacto positivo na agenda climática

AVC Há 4 semanas

Em Rondônia, mulheres estão mais vulneráveis ao AVC: especialistas alertam para prevenção e diagnóstico rápido

Gravidez, anticoncepcionais e menopausa elevam o risco entre o público feminino; alimentação amazônica equilibrada e hábitos saudáveis ajudam a reduzir as chances da doença.

DELEGADO CAMARGO Há 2 meses

Luta pela saúde: Delegado Camargo protocola decreto para barrar terceirização do HEURO

Avaliada em R$ 10,1 bilhões, a proposta de concessão é alvo de críticas de Delegado Camargo, que vê nela risco à qualidade do atendimento e à valorização dos profissionais da saúde.

DELEGADO CAMARGO Há 2 meses

Delegado Camargo lidera enquete para o Senado a 1 ano das eleições

O deputado estadual Delegado Camargo aparece na liderança, com 35% dos votos, confirmando sua crescente e constante força política.

DELEGADO CAMARGO Há 3 meses

Deputado Delegado Camargo convoca secretário da saúde para esclarecer colapso na saúde de Rondônia

A medida ocorre em meio a um cenário de completa desordem no sistema de saúde rondoniense: hospitais superlotados, profissionais sobrecarregados, falta de insumos e greve já deflagrada pelos trabalhadores, que não suportam mais atuar em condições precárias.