Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Brasil aumenta presença militar na fronteira norte em meio à disputa entre Venezuela e Guiana, diz ministério

As reivindicações da Venezuela sobre Esequiba, que têm sido fonte de uma longa disputa territorial, foram reacendidas nos últimos anos.

Por: Fonte: Reuters
30/11/2023 às 13h09
Brasil aumenta presença militar na fronteira norte em meio à disputa entre Venezuela e Guiana, diz ministério
Reprodução

O Brasil intensificou ações de defesa ao longo de sua fronteira norte enquanto monitora uma disputa territorial entre seus vizinhos Guiana e Venezuela, disse o Ministério da Defesa brasileiro nesta última quarta-feira.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

“O Ministério da Defesa tem acompanhado a situação. As ações de defesa têm sido intensificadas na região da fronteira ao Norte do país, promovendo maior presença militar”, disse o ministério em um comunicado.

O esforço do Brasil para deslocar mais recursos militares para o norte ocorre em meio às crescentes tensões entre a Venezuela e a Guiana sobre uma região rica em petróleo conhecida como “Esequiba”, que constitui mais de dois terços do território da Guiana.

As reivindicações da Venezuela sobre Esequiba, que têm sido fonte de uma longa disputa territorial, foram reacendidas nos últimos anos após a descoberta de petróleo e gás pela Guiana perto da fronteira marítima.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários