Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Dia Municipal do Artesão e da Artesã: arte que transforma histórias

No dia 19 de março, celebramos o Dia do Artesão, uma data que reconhece aqueles que transformam matérias-primas em verdadeiras obras de arte. Em Pa...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA
19/03/2025 às 09h46
Dia Municipal do Artesão e da Artesã: arte que transforma histórias
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

No dia 19 de março, celebramos o Dia do Artesão, uma data que reconhece aqueles que transformam matérias-primas em verdadeiras obras de arte. Em Parauapebas, um dos grandes nomes desse ofício é o senhor Ailton Horácio Ferreira, artesão que trabalha com pedras preciosas e semipreciosas como citrino, ametista e cristal, criando peças de decoração que encantam pela beleza e originalidade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Com marteladas firmes, ele extrai o melhor de cada uma das pedras, transformando a rudeza bruta em arte refinada. As mãos grossas parecem nem sentir mais as pontas afiadas. E com delicadeza, cria peças únicas que refletem as riquezas minerais da região. O olhar se ilumina ao mostrar o resultado de horas de trabalho.

Para ele, o artesanato é mais do que um ofício, é uma forma de geração de renda e desenvolvimento para a região, principalmente, com a proximidade da entrega do polo joalheiro. O espaço é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Governo Federal na vila Paulo Fonteles e, em breve, será entregue à população.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

“O polo joalheiro não pode se limitar apenas à lapidação. O artesanato também vai gerar mais empregos, pois permite a participação de mulheres, jovens e até crianças no processo criativo. Se houver um incentivo para ajudar na comercialização das peças, podemos ampliar o mercado e crescer ainda mais”, espera o artesão.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ailton reconhece o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden), que tem contribuído para fortalecer a atividade. “Sempre trabalhei em parceria com eles. Recentemente, me emprestaram uma máquina, e isso faz muita diferença. Também recebemos suporte para participar de eventos e cursos de capacitação. Além disso, já tive produtos adquiridos pelo poder público, o que também é um grande incentivo”, comenta.

A história de Ailton é um exemplo de dedicação e resistência de muitos artesãos que, com talento e criatividade, transformam recursos naturais em arte e sustento.

Neste Dia do Artesão, a homenagem vai para todos que, assim como Ailton, fazem do artesanato uma ferramenta de expressão cultural e de desenvolvimento econômico.

Reportagem: Morgana Albuquerque
Fotos: Sara Dias
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários