O ar seco dominou os céus do Brasil mais uma vez, trazendo consigo uma perspectiva de temperaturas elevadas que podem ultrapassar a marca dos 40°C em diversas partes do país. De acordo com a Climatempo, essa nova onda de calor promete ser mais duradoura, com termômetros marcando 5°C acima das médias usuais por mais de cinco dias.
A quarta-feira já se inicia com um calor intenso no norte e oeste do Paraná, no extremo oeste de Santa Catarina, e em pontos do norte e oeste do Rio Grande do Sul. As altas temperaturas se estendem por São Paulo e Goiás, com previsões de máximas acima dos 37°C, alerta o meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo.
A partir de quinta-feira, o ar frio durante as madrugadas desaparece, dando lugar a noites quentes, especialmente em Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. A maioria do estado de São Paulo experimentará temperaturas mínimas acima dos 20°C, com máximas superando 24°C no oeste e norte paulista. Regiões como o Vale do Ribeira, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e grande parte do Rio de Janeiro também testemunharão máximas elevadas.
O fim de semana se anuncia escaldante em quase todas as regiões do Brasil, com temperaturas que podem superar os 40°C em locais como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sul e oeste de Goiás, Triângulo Mineiro, interior de São Paulo, Vale do Ribeira, Grande Rio, região dos Lagos e extremo norte do Paraná.
Na segunda-feira, as temperaturas podem ultrapassar a marca dos 40°C em Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, interior de Pernambuco e de Roraima.