Em Porto Velho, cerca de 60 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estão comprometidos em aprimorar suas habilidades de comunicação com a comunidade surda. Nesta última segunda-feira (6), teve início o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio do Departamento de Capacitação e Treinamento (DCT).
A capacitação da primeira turma está programada para ocorrer até a próxima sexta-feira (10), das 8h às 12h, na Escola do Legislativo. A segunda turma da Semusa também terá a oportunidade de participar do curso, que acontecerá de 20 a 24 de novembro, no mesmo local.
Os profissionais da Semusa já possuem certificação em Noções Básicas de Libras, obtida por meio de um treinamento promovido pela Semusa, através da Divisão Gestora de Educação Permanente (Dgep), desde 2021. Até o momento, 209 servidores já se formaram e estão desempenhando um papel fundamental na facilitação do diálogo com a comunidade surda em várias unidades de lotação.