O jogo EL HERO, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Moonite e promovido por Rodrigo Fernandes, conhecido como El Gato, teve um lançamento explosivo. O título rapidamente conquistou o topo dos downloads na App Store e Google Play, além de dominar o YouTube com diversos criadores de conteúdo produzindo vídeos sobre o game. No entanto, o que parecia uma trajetória de sucesso está se transformando em um grande problema para a desenvolvedora.
Desde o lançamento oficial, EL HERO tem enfrentado uma queda significativa no número de jogadores. O principal motivo? Bugs, travamentos, problemas de conexão e uma jogabilidade que, segundo os usuários, não evoluiu desde as versões de teste.
Nossa equipe na Gazeta já havia elogiado o jogo quando testou as versões Alpha e Beta. Durante esses testes, adquirimos chaves de acesso por meio das lootboxes vendidas no site oficial do jogo. Testamos o game em um RedMagic (Android) e um iPhone 14 Pro (iOS). Na Alpha, o jogo ainda apresentava instabilidades comuns para um título em desenvolvimento, mas na Beta alguns ajustes tornaram a experiência mais fluida.
No entanto, um problema chamou nossa atenção: o consumo excessivo de processamento. O jogo, que não possui gráficos pesados ou mapas complexos, consumia 93% do poder de processamento no Android e 86% no iPhone, o que resultava em superaquecimento dos dispositivos. O iPhone 14 Pro chegou a ficar tão quente que tornou-se desconfortável segurá-lo, mesmo em um ambiente com ar-condicionado e sem capinha.
Apesar desse problema, não encontramos muitos relatos semelhantes na comunidade na época. Porém, com o lançamento oficial, a situação piorou. No dia da estreia, os servidores simplesmente caíram, forçando o jogo a entrar em manutenção. Quando voltou ao ar, os bugs e os problemas de desempenho persistiram.
Enquanto analisamos os aspectos técnicos do jogo, buscamos também o feedback direto dos jogadores. Nas redes sociais, encontramos diversos vídeos de criadores de conteúdo criticando o título, apontando que ele não teve melhorias significativas desde a Beta. A principal reclamação? O jogo parece inacabado.
Para uma avaliação adicional, pedimos a um jovem de 18 anos, filho de um de nossos colaboradores, que testasse EL HERO por três dias. O resultado não foi animador:
Quando perguntamos a nota de 0 a 10, ele deu 2/10, afirmando que a única coisa positiva foi a semelhança com Free Fire, mas sem as habilidades dos personagens. O jogo despertou uma certa nostalgia, mas não o suficiente para mantê-lo interessado.
Diante das críticas crescentes, El Gato veio a público pedir paciência aos jogadores, reforçando que o jogo ainda está no início e que melhorias serão implementadas. Além disso, para tentar reacender o interesse da comunidade, anunciou um campeonato valendo R$50 mil, uma promessa que já havia feito desde antes da versão Alpha.
Se essa estratégia será suficiente para reconquistar o público e salvar EL HERO da decadência, só o tempo dirá. Mas, por enquanto, o jogo que começou com tudo está enfrentando uma batalha difícil pela sua sobrevivência no mercado.