Na madrugada desta quinta-feira (2), as autoridades federais realizaram uma impressionante apreensão de cocaína no Aeroporto Internacional de Porto Velho. Um homem de Guajará-Mirim, Rondônia, foi detido ao ser flagrado com cerca de 11 quilos da substância em sua bagagem despachada.
A Polícia Federal identificou os tabletes de cocaína por meio de raio-x, o que levou à apreensão imediata da droga e à prisão do indivíduo.
As implicações legais que ele enfrentará incluem acusações de tráfico interestadual de drogas, com uma possível pena de mais de 17 anos de prisão.
Sua rota? O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Aeroportos grandes, como o de Guarulhos, devido à alta quantidade de tráfego de passageiros e carga, oferecem oportunidades para traficantes contrabandearem drogas de um país para outro. Isso pode envolver o uso de malas, bagagens de carga, contêineres ou até mesmo a dissimulação de drogas no corpo dos traficantes.
As penalidades para tráfico de drogas, seja internacional ou nacional, variam de acordo com as leis de cada país. Mas em base são:
Tráfico Internacional:
Prisão de longa duração, frequentemente com penas de vários anos a décadas.
Multas substanciais.
Confisco de bens e ativos.
Penas de morte em alguns países com leis de drogas muito rígidas.
Tráfico Nacional
Prisão, com penas que variam de acordo com a quantidade e tipo de drogas envolvidas.
Multas, geralmente proporcionais à gravidade do delito.
Liberdade condicional em alguns casos.
Registros criminais que podem afetar emprego e viagens futuras.
As penalidades exatas variam amplamente de país para país e podem depender de fatores como a quantidade de drogas, a natureza do tráfico e a legislação local.
Mín. 22° Máx. 38°