
Evento reuniu corte do Rei Momo, blocos tradicionais e público diverso
Um show de cores, pirotécnico, luzes, fantasias e muita alegria fez parte da abertura do Baile Municipal que abriu o Carnaval 2026 em Porto Velho neste sábado (31), no Mercado Cultural. A festa deu o ponta pé inicial no circuito Béra Folia - nome dado ao Carnaval deste ano -, criado para lembrar a formação da cidade e reunir moradores na festa momesca.
Pelo palco do evento passaram bandas, músicos e marchinhas tradicionais. Teve a apresentação da corte do Rei Momo, musas da Banda do Vai Quem Quer e shows de grupos locais, como a banda do bloco Pirarucu do Madeira. A programação reuniu manifestações artísticas e culturais da capital e referências ligadas à cultura popular.
“O Baile Municipal é a nossa forma de mostrar que o Carnaval de Porto Velho é mais do que uma festa, é uma expressão de nossa história e de nosso povo. É também um momento de cultura, de fomentar o turismo na nossa cidade e, claro, movimentar a economia, já que a expectativa é de que nos dias de folga do Carnaval a economia aumente em até 20%. Queremos um Carnaval de paz e alegria para todos”, disse Paulo Moraes Júnior, Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).
O público reuniu famílias, turistas e moradores da capital, que ocuparam o mesmo espaço durante o evento. “Nasci em Porto Velho e amo o Carnaval. Curto a Banda do Vai Quem Quer desde criança, e poder participar desse baile é reviver memórias e sentir a energia da nossa cidade. É uma alegria ver que a tradição continua viva e tão bem celebrada”, disse o barista Carmo Pereira.
Carnaval com inclusão e identidade cultural
O Béra Folia tem na sua identidade visual elementos regionais como o Boto-cor-de-rosa, símbolo do festejo.
“O Carnaval de Porto Velho é um Carnaval da inclusão, de todos e para todos. Com programação que agrada pessoas de diferentes estilos, ele traz o sentimento de pertencimento. Por isso o Béra Folia, algo que resgata as nossas raízes e reforça a nossa identidade”, comentou o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ferreira
A cantora, costureira e compositora Zizi Motas, natural da Paraíba e moradora de Porto Velho, também participou do baile. Ela compôs uma música para a Banda do Vai Quem Quer, com referências aos beradeiros. “Essa música nasceu do meu carinho por Porto Velho e pelo povo que mantém viva a tradição dos beradeiros. É uma homenagem à alegria da Banda do Vai Quem Quer e à força do nosso Carnaval, que une todos os portovelhenses.”
Medidas de segurança e proteção do público
“Separamos um espaço que já é conhecido nos nossos eventos, o espaço inclusivo. Mas, no Carnaval, reforçamos também o uso da plaquinha de identificação das crianças. Os pais fazem o cadastro no site da Prefeitura, imprimem um QR Code com as informações da criança e, assim, temos mais segurança no momento da identificação”, disse Tércia Marília Secretária adjunta de Assistência Social (Semias).
Curumim Folia
Neste domingo (01) acontece o Curumim Folia. Um dia na programação do Béra Folia para às crianças. Pensando especialmente nos pequenos foliões atípicos, o evento contará com espaço inclusivo em frente ao palco, abafadores de ruído e uma van da Semias, com equipe técnica capacitada para auxiliar na regulação das crianças sempre que necessário. A estrutura estará disponível tanto no Curumim Folia quanto em outros blocos.
Após o preenchimento, o código é enviado para o e-mail da família e pode ser impresso e fixado na roupa ou em um crachá da criança. Em caso de desencontro, a equipe consegue identificar rapidamente o responsável e promover o reencontro com segurança.
O cadastro pode ser feito antecipadamente pelo link: https://cadastroinfantil.portovelho.ro.gov.br
O mesmo cadastro é válido para outros blocos familiares, como o Pirarucu do Madeira, além de eventos diurnos voltados ao público infantil.
Programação Curumim Folia
17h – DJ Lacaia
18h às 19h – Furacão Kids
19h10 – DJ Lacaia (10 minutos)
19h20 às 20h50 – Bens Animados
20h50 – DJ Lacaia (10 minutos)
21h às 23h – Banda Quaty e Turma da Alegria
Texto:Larissa Vieira
Fotos:Júnior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)