Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Educação inclusiva: Cláudia de Jesus pede inclusão de cuidadores e psicopedagogos em concursos da Seduc

Parlamentar solicita retificação de editais para garantir profissionais essenciais na rede de ensino.

Redação
Por: Redação Fonte: ALE-RO
20/01/2026 às 10h50
Educação inclusiva: Cláudia de Jesus pede inclusão de cuidadores e psicopedagogos em concursos da Seduc
Ação fortalecerá a educação inclusiva no estado (Foto: José Carlos)

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou duas indicações ao governo do estado solicitando a retificação dos editais da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), referentes a concursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para incluir vagas destinadas a técnico educacional/cuidador e psicopedagogos.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

 

Segundo a parlamentar, a ausência desses cargos compromete a efetividade da educação inclusiva na rede pública estadual. O técnico educacional/cuidador, previsto em lei estadual, atua no apoio direto a alunos com deficiência, enquanto o psicopedagogo é fundamental para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado à identificação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem.

 

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Segundo a parlamentar, a ausência desses cargos compromete a efetividade da educação inclusiva na rede pública estadual (Foto: Assessoria parlamentar)

 

Para Cláudia de Jesus, a retificação dos editais é uma medida necessária para garantir estrutura adequada às escolas e assegurar o direito à educação com qualidade. “Não há inclusão sem profissionais preparados. É preciso alinhar os concursos à realidade das escolas e às necessidades dos alunos”, afirmou a deputada.

 

Texto e foto: Assessoria parlamentar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários