
Na tarde desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, se reuniu com empresários locais para apresentar os planos de retomada das atividades do Projeto Green School em 2026. A iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades dos estudantes municipais voltadas para a economia verde e o agronegócio do futuro.
A ação faz parte do InPacto Lucas, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, que consolidou um ecossistema robusto conectando quatro hélices: poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil organizada.
“O projeto Green School foi uma iniciativa muito importante realizada em 2024, voltada à formação dos adolescentes, especialmente dos estudantes do nono ano do ensino fundamental. O objetivo é oportunizar que esses alunos conheçam e aprofundem seus conhecimentos sobre agronegócio, sustentabilidade, empreendedorismo, educação financeira e projeto de vida. Então, a ideia é apresentar aos jovens o potencial de Lucas do Rio Verde, para que possam crescer e permanecer no município, escolhendo a profissão e o curso universitário ou técnico com os quais mais se identifiquem”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
A reunião também contou com a presença dos ex - alunos Erick Hoffman e Heykon Alves, que relataram como as suas experiências no Projeto contribuíram para sua vida profissional.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
“Morei muitos anos em fazenda e sempre gostei da área da agronomia. Quando cheguei a Lucas, surgiu esse curso, que despertou ainda mais meu interesse e me motivou a continuar estudando e buscando evolução. Hoje, trabalho em um laboratório agronômico, atuando na área de solos e germinação de sementes. Os conhecimentos adquiridos no projeto serviram como base para o início da minha trajetória profissional”, contou o ex-aluno do projeto, Erick Hoffman.
Em 2024, mais de 40 alunos, das escolas municipais Eça de Queirós e Olavo Bilac, formaram a primeira turma do Green School. Ao todo, eles participaram de 24 encontros, no contraturno escolar, divididos em três trilhas formativas, sendo: Agronegócio e Sustentabilidade; Empreendedorismo e Inovação; e Projeto de Vida.
Para 2026, a Secretaria Municipal de Educação projeta a retomada das atividades do Green School no primeiro semestre do ano, com a abertura de duas turmas, sendo uma no turno matutino e outra no vespertino, com 25 vagas cada.
A partir desta iniciativa, a gestão municipal reforça o seu compromisso com o fortalecimento da formação pessoal e profissional dos estudantes da rede municipal, visando prepará-los de forma qualificada para os desafios do futuro e para a construção de trajetórias promissoras.