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Olimpíadas de Raciocínio estimulam pensamento lógico de alunos da rede municipal da Prefeitura de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta quinta-feira (18), as Olimpíadas de Raciocínio M...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
18/12/2025 às 18h55
Olimpíadas de Raciocínio estimulam pensamento lógico de alunos da rede municipal da Prefeitura de Rio Branco
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta quinta-feira (18), as Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento cognitivo das crianças e a formação de uma geração preparada para enfrentar os desafios da modernidade. A iniciativa integra um conjunto de ações contínuas voltadas à melhoria da aprendizagem e à qualificação do ensino na rede municipal.

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A iniciativa integra um conjunto de ações contínuas voltadas à melhoria da aprendizagem e à qualificação do ensino na rede municipal. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A iniciativa integra um conjunto de ações contínuas voltadas à melhoria da aprendizagem e à qualificação do ensino na rede municipal. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Implantado desde 2023, o programa Mind Lab tem promovido mudanças significativas no modo de pensar e agir dos estudantes, ao estimular o raciocínio lógico e estratégico de forma lúdica. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como empatia, resiliência, trabalho em equipe e tomada de decisões, fortalecendo uma educação integral.

De acordo com a gestora de relacionamentos da Mind Lab, Renata Mineo, os jogos pedagógicos despertam a curiosidade dos alunos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com a gestora de relacionamentos da Mind Lab, Renata Mineo, os jogos pedagógicos despertam a curiosidade dos alunos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com a gestora de relacionamentos da Mind Lab, Renata Mineo, os jogos pedagógicos despertam a curiosidade dos alunos e favorecem um aprendizado leve, porém intencional, com resultados já perceptíveis nos indicadores educacionais. “O rendimento é percebido e acompanhado em parceria com a Prefeitura. Em muitas escolas, inclusive, houve aumento significativo nos índices avaliativos”, destacou.

A estudante Sofia Gabriela, do 5º ano da Escola Francisco de Paula Oiticica, no bairro Bahia Nova, relatou os impactos positivos do programa em sua rotina escolar. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A estudante Sofia Gabriela, do 5º ano da Escola Francisco de Paula Oiticica, no bairro Bahia Nova, relatou os impactos positivos do programa em sua rotina escolar. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A estudante Sofia Gabriela, do 5º ano da Escola Francisco de Paula Oiticica, no bairro Bahia Nova, relatou os impactos positivos do programa em sua rotina escolar. Segundo ela, o projeto contribuiu para melhorar o raciocínio, agilizar a resolução de atividades e fortalecer valores como amizade, respeito e convivência em sala de aula.

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A coordenadora Vilmara Ibernon ressaltou que, ao longo dos anos, é possível observar avanços consistentes na concentração, no trabalho em equipe e no raciocínio lógico dos alunos. (Foto: Secom)
A coordenadora Vilmara Ibernon ressaltou que, ao longo dos anos, é possível observar avanços consistentes na concentração, no trabalho em equipe e no raciocínio lógico dos alunos. (Foto: Secom)

Na avaliação da coordenação pedagógica da escola, a adoção do Mind Lab foi um acerto da atual gestão municipal. A coordenadora Vilmara Ibernon ressaltou que, ao longo dos anos, é possível observar avanços consistentes na concentração, no trabalho em equipe e no raciocínio lógico dos alunos, reforçando a importância do programa no processo de ensino e aprendizagem.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Rosamara de Sousa, explicou que o Mind Lab passou a integrar o currículo da rede municipal após a adesão da Prefeitura em 2023. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Rosamara de Sousa, explicou que o Mind Lab passou a integrar o currículo da rede municipal após a adesão da Prefeitura em 2023. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Rosamara de Sousa, explicou que o Mind Lab passou a integrar o currículo da rede municipal após a adesão da Prefeitura em 2023. Desde então, o programa tem apresentado resultados positivos ao considerar o estudante em sua totalidade, indo além do conteúdo cognitivo e trabalhando aspectos afetivos, sociais e matemáticos. “Quando a criança aprende brincando, os avanços acontecem de forma mais rápida e consistente”, afirmou.

Ao todo, participaram das competições 36 alunos do 4º e 5º anos, representando nove escolas da rede municipal de ensino. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Ao todo, participaram das competições 36 alunos do 4º e 5º anos, representando nove escolas da rede municipal de ensino. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Ao todo, participaram das competições 36 alunos do 4º e 5º anos, representando nove escolas da rede municipal de ensino: Álvaro Vieira da Rocha, Mário Lobão, Bom Jesus, Luiz de Carvalho, Ilson Alves Ribeiro, Maria Gabriela, Anice Dib Jatene, Francisco de Paula Oiticica e Marilene Mansour.

Classificação final

4º ano – Jogo Mancala
1º lugar: Wandryan Patrick Domingues Fonseca – Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho
2º lugar: Aylla Gomes da Silva – Escola Irmã Maria Gabriela Soares
3º lugar: Dara Lys Mendes Pessoas – Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho

5º ano – Jogo Pirâmide
1º lugar: Paulo Davi Pessoa Souza – Escola Luiz de Carvalho Fontenele
2º lugar: Pedro Lucas Freitas da Silva – Escola Francisco de Paula Oiticica Filho
3º lugar: Kauan Victor Souza da Silva – Escola Ilson Alves Ribeiro

(Foto: Marcos Araújo/Secom)
(Foto: Marcos Araújo/Secom)
(Foto: Marcos Araújo/Secom)
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(Foto: Marcos Araújo/Secom)
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