
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou, nesta quarta-feira (10), a 61ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), última do calendário de 2025. Ao longo do ano, o Conselho promoveu quatro reuniões ordinárias e uma extraordinária, fortalecendo o debate técnico, a participação social e a tomada de decisões estratégicas para a gestão ambiental da capital.
Na reunião desta semana, foram tratadas pautas referentes a discussão da Câmara Técnica de Política Municipal Ambiental, com debates sobre diretrizes e instrumentos da política ambiental de Rio Branco, e análise de sete autos de infração da Câmara Técnica Recursal, garantindo transparência e andamento a processos administrativos que necessitavam de deliberação.
O ano marcou um período de maior dinamismo do Conselho, com ampliação das ações das câmaras técnicas, atualização normativa e avanço no julgamento de processos.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, fez um balanço positivo das atividades de 2025 e destacou o fortalecimento do COMDEMA.
“Foi um ano muito positivo para o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Nós empossamos novos mandatários, que participaram ativamente de todas as reuniões. Também tivemos a atuação das Câmaras Técnicas, que deliberaram sobre diversas normas, projetos de leis e decretos relacionados à política municipal de meio ambiente. Além disso, conseguimos desafogar um rol de processos de autoinfração e de emergência de permanência que estavam represados há algum tempo. De uma forma geral, o COMDEMA conseguiu ser mais ativo, e agora é trabalhar para que no próximo ano tenhamos novas proposituras”, frisou.
A Prefeitura de Rio Branco reforça que o COMDEMA segue como um espaço essencial de participação democrática, diálogo e construção conjunta das ações ambientais do município, encerrando 2025 com importantes entregas e avanços para a cidade.





