
A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) esteve em Brasília, na última terça-feira (25), para uma agenda estratégica no Ministério da Previdência Social. Na ocasião, a parlamentar se reuniu com o diretor do Departamento de Perícia Médica Federal, Álvaro Friderichs Fagundes, e com Esli Rosa de Souza, Coordenador Geral de Gestão E Planejamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A parlamentar iniciou a reunião agradecendo oficialmente a realização do mutirão de perícias promovido nos dia 16 e 17 outubro de 2025, no município de Guajará-Mirim, uma ação considerada um sucesso por atender dezenas de segurados que aguardavam avaliação.
Durante o encontro, a deputada reforçou o pedido por novos mutirões para atender regiões que enfrentam grandes dificuldades de acesso aos serviços previdenciários, como os distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão ambos no município de Nova Mamoré e Extrema e União Bandeirantes distritos da capital Porto Velho, garantindo mais agilidade e dignidade aos moradores dessas localidades.
Além disso, Dra. Taíssa retomou uma demanda já apresentada em sua última ida a Brasília, no dia 24 de setembro: a reativação das perícias na agência do INSS de Guajará-Mirim, que estava sem atendimento presencial ou remoto, obrigando a população a percorrer longas distâncias até Porto Velho ou até mesmo para outros estados, como Rio Branco (AC).
A boa notícia veio ainda durante a reunião. O Ministério confirmou à deputada que, a partir do dia 1º de dezembro de 2025, a agência de Guajará-Mirim voltará a realizar perícias médicas, com 24 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, por meio da modalidade telemedicina. Os agendamentos já estão disponíveis no site oficial do INSS.
A deputada comemorou o resultado da tratativa, destacando que essa conquista representa alívio e Justiça Social para a população. Segundo ela, centenas de trabalhadores e trabalhadoras estavam sendo penalizados pelos deslocamentos longos e custosos. Agora, poderão realizar suas perícias no próprio município.
“Essa é uma vitória muito importante para Guajará-Mirim, e vamos continuar cobrando a expansão dessa política para os distritos mais afastados.”, reforçou Dra. Taíssa.
A parlamentar já divulgou o retorno dos atendimentos em suas redes sociais, garantindo que a população esteja informada e possa acessar os agendamentos com antecedência.
Com articulações contínuas em Brasília e no estado, Dra. Taíssa segue atuando para ampliar o acesso da população aos serviços públicos essenciais — especialmente nas regiões mais isoladas de Rondônia.
Texto e foto: Luís Gustavo | Assessoria Parlamentar