
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato aprovou requerimento, na manhã desta terça-feira (25), à convocação do secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, para prestar esclarecimentos sobre concurso público, hospitais regionais, Santa Casa, Hospital Central de Cuiabá e Hospital Júlio Müller.
A convocação atende a solicitações dos deputados, que buscam informações detalhadas sobre temas relacionados à gestão da saúde pública no estado. A decisão ocorreu durante a sexta reunião ordinária de 2025, quando os integrantes da Comissão analisaram diversos itens da pauta e deliberaram pela necessidade de ouvir o gestor estadual.
Os parlamentares destacaram a importância da participação do secretário para esclarecer dúvidas sobre os desafios enfrentados pela rede estadual, além de apresentar dados e medidas adotadas pela pasta. A data da oitiva deverá ser definida nos próximos dias pela Comissão.
Questionado sobre a possibilidade de fechamento do Hospital Santa Casa de Cuiabá, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo (PP), afirmou que não há qualquer possibilidade de fechamento da unidade hospitalar, “independentemente do modelo de gestão adotado, seja estadual, consorciado ou municipal”.
Segundo ele, o tema já está superado no Parlamento, onde nunca se discutiu o encerramento de unidades hospitalares, mas apenas eventuais ajustes na forma de administração.
Entre as proposições aprovadas pela comissão, o deputado Dr. João (MDB) destacou a relevância do Projeto de Lei 63/2025, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), ao afirmar que a proposta supre uma necessidade urgente dos municípios que enviam pacientes para atendimento em Cuiabá.
Ele ressaltou que, dos 142 municípios de Mato Grosso, a maioria não possui casas de apoio para os motoristas que transportam pacientes, “obrigando muitos a viajar de madrugada, percorrer até 800 quilômetros e retornar no mesmo dia, sem descanso adequado”.
Para Dr. João, a criação de uma central de acolhimento garante segurança e condições dignas a esses profissionais, evitando riscos nas estradas e oferecendo o suporte necessário para que possam exercer sua função com mais proteção e qualidade.
O deputado Sebastião Rezende (União Brasil) relatou ter realizado um périplo pelos hospitais regionais em construção em Mato Grosso e destacou que a unidade de Alta Floresta, já em fase final, apresenta “uma estrutura muito boa”.
Segundo ele, o hospital de Juína está com 60% das obras concluídas, mas enfrenta entraves na contratação de pessoal. Rezende alertou ainda para os atrasos nos hospitais de Confresa e Tangará da Serra e cobrou esclarecimentos sobre as causas da demora. “Precisamos saber se o problema é de gestão ou outra coisa, porque recurso tem”, afirmou.