
A Polícia Penal do Acre realizou a 9ª fase da Operação Mute no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta segunda-feira, 24. A ação, que é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), contou com a participação da Polícia Penal Federal e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/AC).

A Operação Mute tem como objetivo o combate ao crime organizado nas unidades prisionais, cessando a comunicação entre o interior dos presídios e o mundo exterior, impactando na redução dos índices de violência.

A policial penal federal Jéssica Fróes, representante da Senappen que acompanha a operação no Acre, explica que a ação é realizada simultaneamente em todo o Brasil: “É uma operação em âmbito nacional, em todas as unidades federativas do Brasil, e consiste na retirada de celulares e todo e qualquer material ilícito das unidades prisionais”.
O chefe da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), João Paulo Mendes, que está à frente da operação, ressalta que a retirada desses meios de comunicação serve “para evitar a comunicação de criminosos de dentro do presídio com a parte externa, evitando o contato de facções criminosas que estão atuando no estado”.
The post Polícia Penal realiza 9ª fase da Operação Mute no Complexo Penitenciário de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .